sábado, 12 de março de 2011

Booking Through Thursday - Multi tarefas

Fazes várias coisa enquanto lês?Tais como mexer comida que está no fogão, lavar os dentes, ver televisão, costurar, caminhar, etc.?
Ou sou só eu, e tu sentas-te e não fazes mais nada a não ser focares-te no que estás a ler?
(Ou, se fazes ambos, porquê, quando, e qual preferes?)

Em regra, quando estou a ler o mundo pára. O que não significa que a televisão não esteja aos altos berros, o rádio ligado e todos à minha volta a falar. Significa é que eu bloqueio para tudo em meu redor (e sim é bastante constrangedor estarem a falar para mim há uns bons dez minutos e eu não ouvi nada). Talvez por o barulho sempre ter feito parte da minha vida é que, na altura da leitura, é me completamente indiferente. Mesmo assim, não tenho o hábito de ler nos transportes públicos e só ando com um livro atrás se tiver de os levar para a faculdade ou se tiver a certeza que vou estar várias horas no mesmo sítio sem nada para fazer. Este hábito deve-se, confesso, ao facto de ter um medo enorme de estragar o livro seja de que maneira for.
Prefiro estar num sofá ou na cama ou no chão, bem quietinha e confortável e com garantia que nada me fará mexer dali.Geralmente enquanto leio não estou nem perto do computador já que este sim me consegue distrair. Só se o livro não estiver a conseguir entusiasmar-me é que dou uma olhada para a televisão (mas é uma situação rara).
  Quando estou a ler não estou disponível para mais nada. Esqueçam que eu existo porque eu não me lembro de certeza. Embrenho-me de tal maneira numa história que me é completamente impossível pensar sequer em fazer alguma coisa naquele instante. As minhas horas de leitura são sagradas!



2 comentários:

  1. Tenho uma inveja tremenda de ti! Consigo ler quase com todo e qualquer barulho, isto é, a televisão pode estar ligada ou as pessoas, em meu redor, podem estar a falar mas distraio-me muito facilmente, principalmente com as conversas à minha volta. Parece que estou com um ouvido nas outras pessoas e com os olhos no livro. Lol. Infelizmente, também, não consigo concentrar-me se for um livro que necessite de empenho mental como, por exemplo, se for um épico – agora recordo-me do “Acácia”, tive de me isolar para o conseguir ler com atenção. Gostava de conseguir desligar... conheces alguma técnica? ;) Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Técnica não conheço mas posso averiguar!;) Infelizmente para ler na minha antiga casa tinha de se ser à prova de barulho visto que somos uma família muito ruidosa e a minha sorte é que já levava alguns anos de prática! Agora numa casa mais vazia o silêncio é muito bem-vindo! Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar