sexta-feira, 13 de maio de 2011

Booking Through Thursday - Idade Apropriada

Lês livros direccionados à outras faixas etárias? Livros para adultos quando eras criança; livros para jovens-adultos agora que és crescido... Sabes, livros que não são direccionados para ti. Ou limitas-te ao que é escrito para pessoas da tua idade?

Desde sempre que me lembro de ler, pelo meio de Uma Aventura, O Clube das Chaves, entre outros, aquilo a que chamámos os "clássicos": O Conde de Monte Cristo, Sandokan, O Tigre da Malásia, Quo Vadis.... E ainda hoje gosto de dar "uma volta" pelos livros de Meg Cabot. Quando descobri a minha paixão pela História aos 9 anos, comecei a "devorar" romances históricos antes de descobrir o fantástico.
Para mim nunca houve diferença etária nos livros, se eu queria aquele livro, eu lia-o, considerassem-no adequado ou não (principalmente porque me fartei da literatura infantil muito rapidamente). As vezes, ser "adequado" não significa que nos vá proporcionar bons momentos até pelo contrário, pudemos achá-los aborrecidos ou sem conteúdo ou interesse.
Os livros não têm idade, foram feitos para serem lidos por quem quisesse, independentemente se tens 8, 28 ou 68 anos. São a nossa mentalidade, gostos, preferências e feitios que escolhem a nossa leitura, não a idade. Afinal, velhos são os trapos!

Sem comentários:

Enviar um comentário