quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Booking Through Thursday - Difícil

Qual foi o livro mais difícil/desafiante que já leste? Valeu a pena o esforço? Leste-o por escolha própria ou foi por obrigação?
Neste caso vou ter de escolher três livros, que foram obrigatórios e lidos já na faculdade. Dois deles são as epopeias de Homero: a Odisseia e a Ilíada. Os meus sentimentos quanto a estas duas obras divergem: em três anos de faculdade já repeti a leitura das duas mais de duas vezes e posso dizer que só hoje consigo lê-las com mais algum conhecimento, sendo mais que uma miríade de versos sem sentido, acabou por se tornar uma leitura que me dá prazer e que já entendo! Mesmo assim, tenho a certeza que todas as vezes que voltar a pegar-lhes vou descobrir mais coisas novas.
Depois do desafio posso dizer-vos que uma delas se tornou essencial: a Ilíada. Ambas valeram o esforço mas esta tem um lugar muito especial na minha estante.
O terceiro é um livro que não consegui terminar, faz-me dores de cabeça, irrita-me e que me faz querer bater no senhor por mais génio que ele seja. E só de pensar que daqui uns meses vou ter de voltar a olhar para ele causa-me náuseas: A Natureza e os Gregos seguido de Ciência e Humanismo de Erwin Schrödinger. Não sei se algum dia o vou conseguir entender mas se conseguir passar das primeiras cinco páginas vai ser uma grande vitória.

Sem comentários:

Enviar um comentário