segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Quem faz anos hoje?

Hoje ao comprar o primeiro volume da Trilogia A Tapeçaria de Fionavar dei-me conta que o autor Guy Gavriel Kay faz anos hoje! E por isso decidi criar esta nova rubrica que não vai ter data certa pois no dia de aniversário de um escritor  irei postar a sua biografia, obras e se já tiver lido algum livro dele, um pequeno resumo geral do que achei das suas obras. 
Espero que gostem =)

Guy Gavriel Kay

Biografia
Nasceu a 7 de Novembro de 1954 em Weybuen, Saskatchenwan, no Canadá. Licenciou-se em Filosofia e Direito mas cedo decidiu-se pela escrita, talvez graças ao filho de Tolkien, Christopher, com quem se encontrou. Em 1984 publicou o primeiro volume da trilogia The Fionavar TapestryThe Summer Tree e viria a vencer o prestigiado prémio Aurora com esta.
Também escreveu Os Leões de Al-Rassan, Tigana (que será publicado pela Saída de Emergência), A Song for Arbonne, Sailing to Sarantiume, Lord of Emperors e The Last Night of the Sun. Também escreveu uma aclamada compilação de poesia Beyond This Dark House.
Venceu o Aurora mais uma vez, foi nomeado três vezes para o World Fantasy Award e venceu o Internacional Goliardos Award pelo seu contributo à literatura fantástica. Vive actualmente em Toronto.

Mythopoeic Fantasy Award for Adult Literature Best Novel nominee (1987) : The Summer Tree
Mythopoeic Fantasy Award for Adult Literature Best Novel nominee (1991) : Tigana
World Fantasy Best Novel nominee (1991) : Tigana
World Fantasy Best Novel nominee (1999) : Sailing to Sarantium
World Fantasy Best Novel nominee (2001) : Lord of Emperors
Mythopoeic Fantasy Award for Adult Literature Best Novel nominee (2001) : Sailing to Sarantium
British Fantasy Society Best Novel nominee (2005) : The Last Light of the Sun


Eu e as suas obras
Infelizmente Os Leões de Al-Rassan está à algum tempo na minha lista de espera e ainda não o consegui ler mas hoje já dei o primeiro passo para começar a ler os seus livros ao comprar A Árvore do Verão e espero adquirir o resto da trilogia em breve.



4 comentários:

  1. Vou adorar esta rubrica!
    É comum conhecermos os livros de determinados autores pelo nome do autor em si, pelas capas ou pelos títulos mas é sempre interessante ficar a saber um pouco mais acerca da pessoa que os escreveu. Ontem foi o Kay (parabéns atrasados) e como tu, também ainda não li nada do autor, embora “Os Leões de Al-Rassan” seja um livro que já me passou várias vezes pelas mãos (sem nunca o comprar) e me tenham dito que é um must read.
    Falaram-me igualmente bem da trilogia a que “A Árvore do Verão” faz parte, e que agora não me recordo do nome, e lembro-me de já a ter procurado várias vezes e nunca ter encontrado. Vou estar mais atenta... :)

    Beijinho e Parabéns pela iniciativa!

    ResponderEliminar
  2. Olá Pedacinho!
    Ainda bem que gostaste =D eu encontrei-o numa feira do livro que está a haver na Gare do Oriente, juntamente com a restante Colecção Argonauta Gigante e com a Argonauta dita normal, foi um grande achado, tenho de ver se consegui comprar o resto da trilogia.
    Mais uma vez obrigada pelo incentivo!=D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Já me falaram imensas vezes dessa pequena feira do livro. Estou a ver que vale mesmo a pena dar lá um salto. Como não costumo andar de metro nem ir para esses lados, escapa-me sempre. Mas tenho de lá ir!

    Estou curiosa para ver quem será o próximo aniversariante e, claro, para saber o que achaste do livro do autor. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho a sorte de viver perto, por isso sempre que posso vou lá dar uma espreitadela =p
    Deve estar para breve!=D

    Beijinhos

    ResponderEliminar