segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Quem Faz Anos Hoje?

A rubrica de aniversários regressa este ano com uma autora conhecida pelos seus Romances Históricos relacionados com os Tudors, e mais recentemente com a Guerra das Rosas. Um dos seus livros resultou mesmo num filme com algumas das estrelas hollywoodescas da actualidade.
+Hoje cantámos os Parabéns a...

Philippa Gregory

Biografia
  Philippa Gregory nasceu no Quénia em 1954, mas mudou-se com a família para Bristol, na Inglaterra, quando tinha dois anos. Apesar de ser uma aluna rebelde, frequentou a Universidade de Sussex, onde tirou um curso de Iniciação à História e, mais tarde, doutorou-se em Literatura do século XVII na Universidade de Edimburgo, daí os os seus romances reflectirem uma pesquisa e um pormenor histórico meticulosos. O seu período favorito da História é a época Tudor, sobre a qual já escreveu vários romances, muitos deles bestsellers,  alguns dos quais foram adaptados pela BBC a dramas históricos. Foi o seu entusiasmo pela História que a fez começar a escrever. Foi nomeada para um BAFTA e ganhou o Parker Romantic Novel of the Year por Duas Irmãs e Um Rei, que foi adaptado ao cinema em 2007.
Deu aulas em várias Universidades, contribuí para várias revistas e jornais de diversas maneiras. Vive actualmente com o marido e os dois filhos no Norte de Inglaterra, onde se pode dedicar à equitação e jardinagem, dois dos seus hobbies.

Bibliografia
The Wideacre Trilogy

Wideacre
The Favoured Child
Meridon

 (não publicada em Portugal)

The Tudor Court Novels

 The Other Queen / A Outra Rainha
The Other Boleyn Girl / Duas Irmãs e um Rei
The Constant Princess / Catarina de Aragão, a Princesa Determinada
The Boleyn Inheritance / A Herança Bolena
The Queen's Fool / A Espia da Rainha
The Virgin's Lover / O Amante da Rainha

(publicada em Portugal pela Civilização Editora)

The Cousin War Series

The White Queen / A Rainha Branca
The Red Queen / A Rainha Vermelha
The Lady of The Rivers

(publicados os dois primeiros em Portugal pela Civilização Editora) 

Modern Novels

Zelda's Cut
The Little House
Alice Hartley's Happiness
Perfectly Correct

(não publicados em Portugal)

Eu e as suas Obras
     Depois de ter ido ao cinema ver "As Duas Irmãs, Um Rei" senti uma grande curiosidade acerca desta autora e decidi ir a procura dos seus livros. Decidi-me na altura pelo O Amante da Rainha, o qual gostei muito mas como eu ia sempre com ideia de comprar A Outra Rainha e nunca encontrava este livro, só mais tarde regressei a esta escritora  com  A Rainha Branca , aquele que para mim foi o livro que me fez realmente gostar desta escritora. A maneira como Gregory dá vida às suas personagens, que foram pessoas reais, é soberba e a sua forma de nos recontar a História através de factos e pormenores intímos ficcionais consegue arrastar-nos através do tempo. Principalmente quando o tema da Guerra das Rosas, pelo qual eu tenho uma paixoneta, é tão pouco batido ao contrário do que acontece por exemplo com os Tudors, que é tema em quase tudo o que é livro.
Voltei a ler algo desta autora recentemente, A Rainha Vermelha (opinião aqui)que continua o tema, de uma forma totalmente diferente. Espero estar para breve a leitura de A Outra Rainha e que The Lady of the Rivers nos chegue rapidamente.




Sem comentários:

Enviar um comentário