terça-feira, 26 de junho de 2012

Opinião - O Filho do Dragão

Título Original: O Filho do Dragão (#7 A Saga das Pedras Mágicas)
Autor: Sandra Carvalho
Editora: Editorial Presença
Número de Páginas: 468

Sinopse
 Após a cruenta batalha que reduziu a Ilha dos Sonhos a cinzas, Kelda, filha do Rei da Lua e da Rainha do Sol, assume-se como Sacerdotisa dos Penhascos, a fim de salvar o seu povo do ferro e do fogo dos inimigos. Durante a longa viagem que a levará à Terra das Montanhas de Areia, a jovem guerreira, eleita decisora pela Pedra do Tempo, interroga-se se irá encontrar Halvard, o seu irmão gémeo, marcado pelo destino para concretizar a profecia do Filho do Dragão. Kelda acalenta a esperança de que ainda será possível desviá-lo do trilho da perdição. Contudo, antes terá de combater Deimos, o rei do Povo do Fogo, assim como Sigarr, o terrível feiticeiro que raptou Halvard quando este era criança

Opinião
A Fantasia em Portugal tem ganho cada vez mais notoriedade através de jovens escritores e sagas que podem bem comparar-se a muitas das obras do género que têm proliferado pelo estrangeiro.
Entre esses autores, Sandra Carvalho ganhou um lugar especial na minha estante com a sua Saga das Pedras Mágicas, uma saga inicialmente composta por 7 livros mas que terá um oitavo volume. Com inspirações em Juliet Marillier e uma visão própria da mitologia viking e do cenário celta, a autora portuguesa tem colocado a sua marca no panorama nacional com esta saga para todas as idades e tem levado a imaginação dos seus leitores por aventuras incontornáveis através de gerações de uma família de poderes espantosos.
Quando li A Última Feiticeira, não sabia o que havia de esperar. Se o início me relembrou imediatamente uma das mentes brilhantes do género, Marillier, ao longo da sua leitura, a escritora marcou-me pela sua imaginação e pela forma como conduziu esta história sobre amor, amizade e laços de família. Foi com ansiedade que esperei e desesperei por este último volume que para mim demorou demasiado tempo a chegar-nos e, confesso, foi com algum desagrado que soube que não terminaria por aqui. Contudo, não consegui evitar pegar neste livro para uma leitura frenética e foi com prazer que revi algumas das minhas personagens preferidas.
Quem segue esta saga, tal como eu, não esperaria o rumo que este livro levou. Com um ritmo fluído e o estilo a que já nos habitou, a autora leva-nos numa viagem incansável por terras desconhecidas e pelo mais negro que esta história tem. Apesar das opiniões gerais, não acho que este livro tenha tido pouco desenvolvimento, pelo contrário, acho que este volume era necessário para esclarecer muitas das dúvidas que me têm assolado, mesmo desde o início da saga, e entre revelações bombásticas, decisões e momentos marcantes, a autora pisa um território que poucos autores se atrevem a pisar, explicar o porquê da malvadez dos vilões.
Foi com entusiasmo que observei as diferenças entre o bom e mau, e acho que foi um golpe de génio a autora ter querido dar-nos a outra face dos seus vilões, demonstrando que afinal as linhas na sua história não são tão lineares quanto parecem. Sendo eu uma fã do Sigarr, gostei de o ver noutro prisma e conhecer mais a fundo o que os aprendizes de Arte Obscura sentem pelo seu mestre, a sua dinâmica e relações. A personalidade de Halvard, aqui desvendada, foi um dos marcos deste livro pois estava com receio que a escritora destruísse a imagem que se criou dele e afinal fez aquilo que eu queria, transmitindo ele tudo o que os seus vilões juntos podiam transmitir.
Sendo um livro para se ler rapidamente, não tem momentos parados e concerne, para mim, alguns dos melhores momentos da saga, tendo dado oportunidade para demonstrar que Kelda é um aprimoramento das protagonistas da autora. A paixão inerente a todas as personagens da escritora é uma das coisas que me faz adorar esta saga e mais uma vez ela não me desiludiu. O crescimento e mudança nas personagens mais antigas, o descobrimento de novas personagens pautam este livro de uma carga emocional diferente da que o leitor estaria habituado mas mantendo a beleza de toda a história dos herdeiros de Aranwen.
Com um enredo mais negro e obscuro, agradou-me a forma como a autora construiu o “outro lado” da história mas para uma fã da saga, alguns destes momentos podiam ter sido mais aprofundados e outros evitados. A história de Kelda já é tragédia suficiente para ainda se lhe acrescentar todo o novo panorama que o livro apresenta. Se alguns momentos mereciam ser evoluídos de outra forma, se outros não me convenceram, é devido a uma sucessão de acontecimentos quanto a mim, evitáveis. Ao sair da zona estável, a escritora espalhou-se um bocado no desenvolvimento e algumas coisas não são coerentes o suficiente para passarem ao lado do leitor atento.
Outra coisa, há alguns detalhes que precisam de ser explicados urgentemente porque dá a sensação nalgumas partes que certos acessórios ou alucinações não fazem sentido nenhum para história e que podiam ter sido explicados. É bom poder imaginar o para quê mas no fundo o leitor quer uma resposta que o surpreenda rápido.
Mesmo assim, aguardo o último volume para me tirar algumas dúvidas e espero que a Sandra termine esta saga com chave de ouro pois tem protagonista e história para isso. Como leitora, não me senti tão satisfeita com este volume, como fã, estou ansiosa por mais e espero que não demore, por favor.

6*

10 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo! Venha o 8º livro. Estou morta para o ler! Tenho a certeza que a Sandra nos vai surpreender, como sempre. Esta é sem dúvida a minha Saga preferida dentro da high fantasy portuguesa e eu atrever-me-ia a dizer de todas... Mas tbm gosto mt de outras do género (estrangeiras), por isso é arriscado dizê-lo, mas por certo tenho um carinho enorme por esta história. =) PS: LYS&KELDA 4EVER <3 lol

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara!

    Sigo esta saga há muitos anos e dentro da fantasia portuguesa, sem dúvida, é a minha preferida =)Obrigada por teres gostado da opinião!

    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a opinião.
    Com leitora e fã da saga devo dizer que me satisfez mas acabou por me deixar com mais perguntas do que respostas. O que pode ser bom apesar de nos deixar ansiosos por mais.
    Espero que o próximo seja melhor e que haja um esclarecimento satisfatório de todas perguntas que surgiram e que ainda possam surgir. Gostei deste novo ponto de vista. Vermos como é do lado obscuro oferece-nos uma nova perspectiva e também oferece-nos uma introdução a algumas justificações que de certeza absoluta iremos obter no próximo livro.
    Como escritora ("amadora") devo referir que a Sandra é uma de um conjuntde autores que me estão a influenciar. Graças à conversa que pude ter com ela, ganhei coragem para correr por caminhos que antes apenas sonhava. Principalmente dar um passo em frente e publicar no blogue aquilo que vou escrevendo (pequenos texto e poemas).
    A própria saga ajudou-me imensa por essa razão tenho um carrinho muito grande não só pela saga e todas as personagens que me encantam de cada vez que pego nos livros, como também pela Sandra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jëë!

      É bom mas estava preparada para aceitar o fim e parece que ele ainda vai longe, o que por um lado é bom, por outro, é uma ansiedade tremenda!
      Pessoalmente este lado obscuro agrada-me e o facto de percebermos algumas coisas do passado também ajuda muito e espero que a Sandra, como sempre, dê a volta a tudo isto de uma forma brilhante =)
      Desejo-te boa sorte para a tua carreira de escritora e que um dia os teus livros possam estar ao lado dos dela na livraria =D

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Olá Chaise Longue!

      Sim, também estava pronta para o fim. Não acho que seja uma ansiedade porque aprendi a espera calmamente (talvez tenha um monstinho em mim... Não! Tenho de certeza um monstrinho em mim!). Confeso que quando acabei de ler senti-me mal por ter lido demasiado rápido e de na altura não ter mais para ler. Mas a calma veio e agora estou em paz à espera do livro nº8.
      Concordo contigo. Para mim o lado obscuro é fascinante e vê-lo repleto daquele mistério que apenas a Sandra sabe gerar daquela forma deixa-me entusiasmada para ir a página e saber mais. Ela deixa-nos sempre boquiabertos com todas as voltas que dá, principalmente porque são voltas que não esperavamos e estão de tal maneira brilhantemente executadas que é quase impossível imaginar como é que ela foi capaz de colocar tudo aquilo no papel. Como é que ela retirou aqueles pensamentos da sua mente e nos apresentou de tal forma. Era isso que pensava no inicio: Não é dificil? Mas agora sei e compreendo completamente que "Quem corre por gosto não cansa."

      Muito obrigada. E espero que um dia os meus livros possam inspirar novos escritores tal como a Sandra me inspirou a mim e que os leitores sintam todas as emoções que eu transmitirei com as minhas palavras.
      E que um dia tu possas dar a tua opinião sobre os meus livros :) De certeza absoluta que irei ler e agradecer por qualquer que sejam as tuas palavras.

      Beijinhos, obrigada por me responderes ao comentário e Boas Leituras para ti também.

      Eliminar
    3. A imaginação dela transcende-me é um facto mais que assumido =) sei que vou recordar estas personagens e muitos momentos desta saga na minha memória durante muitos e longos anos *.*

      A forma como ela consegue dar voltas e voltas e fazer com que tudo faça sentido no fim é...sei lá, acho que não tenho palavras!

      Espero bem que sim!=D E que eu goste tanto deles quanto dos da Sandra ;)

      De nada!beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  4. Concordo com o que disseste!! Também adoro a saga e gostei do teu site!! Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kannamy!

      Muito obrigada =)

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. wuauu concordo exatamente com a tua opinião!! =D
    Vou sem dúvida adicionar o teu blog á barra lateral do meu, para que os fans o possam visitar! :D
    O último livro esta quase a chegar! já para o mês que vém!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Suh!=D

      Já li a notícia no teu blogue *.* FINALMENTE!

      Eliminar