sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Novo Desafio!


Graças ao meu último desatino de comprar clássicos em inglês naquelas capas tão coquetes da HarperCollins e de ter voltado a essa tipo de leitura mais assiduamente este ano, pensei para comigo mesma que era um bom tema para um desafio, não acham?


 A pergunta que vos faço é a seguinte:


Gostam de Clássicos?
E que tal os Vitorianos?


  Se forem como eu, não gostam, ADORAM!

Por isso mesmo irão fazer-me companhia no 


Victorian Classics Challenge

E perguntam, já muito entusiasmados/as em que consiste este desafio tão apelativo:

- Ler 5 clássicos da época vitoriana  
- Em português ou inglês, como preferirem. Eu vou intercalar pois uns tenho em inglês e outros em português
- Até ao final do ano


Para quem tenha dúvidas quais são os autores que se enquadram no género, aqui vai:
- Livros escritos entre 1837 e 1900 (o reinado da Rainha Victoria)
- Jane Austen não faz parte desse movimento literário
- Caracterizava-se por dar mais atenção as classes médias, industrializadas ou rurais
- A mobilidade social,  factores económicos, vida no campo e a emancipação da mulher são os temas principais

Autores Vitorianos:
- William Thackeray
- Charles Dickens
- As irmãs Brönte
- Elizabeth Gaskell
- Thomas Hardy
- Sir Arthur Conan Doyle
- Lewis Caroll
- George Eliot
- Anthony Tropolle

Quem preferir poesia tem o fabuloso Alfred Tennyson



Para participarem basta levarem o botãozinho e irem comentado as vossas leituras!
  
 

6 comentários:

  1. Até tenho livros de 4 ou 5 autores da tua lista, mas só um deles me está a pôr mortinha por ler o seu livro... a Elizabeth Gaskell. Vi a série baseada no North and South o ano passado e a história é fantástica. :D

    ResponderEliminar
  2. Eu estou a ler agora *.* mas ainda só vou na página 70, as letras são tão pequeninas!
    Só vou ver a série quando acabar o livro *.*

    ResponderEliminar
  3. as irmãs brontë e Thomas Hardy tb escreveram poesia ;)

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. não sei se és apreciadora, mas fica aqui o link:http://www.youtube.com/watch?v=rZj2AOXg4Io&feature=related para um dos poemas de Charlotte Brontë. Custa um bocadinho a entender por causa do sotaque, mas é um poema lindissimo.
      A primeira tentativa de publicação das irmãs bronte foi um livro de poemas das três que vendeu um uma cópia. Ainda bem que elas não desanimaram e começaram a escrever livros :)

      Eliminar
    2. Sou sim, obrigada Madrigal!=D
      Sim, ainda bem que elas não desistiram senão não teríamos estes livros fantásticos =)

      beijinhos

      Eliminar