quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A Leitora Surgiu...da Disney

Como qualquer jovem nascida nos anos 90, a minha infância foi marcada por livros, filmes, bonecos e jogos da Disney. Criadora nata de contos de fadas, melhor amiga das crianças, a produtora de Walt Disney fez (e ainda faz) as minhas delícias de pequenina.

Antes de aprender a ler eu já tinha livros, todos os livros que existiam da Disney iam parar lá a casa. Bandas desenhadas de capa dura, edições especiais, livros grandes, livros pequenos, tudo, tudo, o que tivesse Disney no nome, a mãe e a avó compravam para fazer a menina feliz. Antes de aprender as letras eu já percorria as belas imagens destes livros e, antes de ser uma protectora nata de livros, tive uma fase antes da escola primária em que recortava as minhas imagens preferidas dos de banda desenhada. Pois, eu sei, CRIME! E a seguir seguia-se uma birra descomunal porque eu só cortava os livros que gostava e depois queria um inteiro e lá ia alguém comprar outro para a pequena que não voltava a fazer o mesmo duas vezes...ao mesmo livro.

Mas, como qualquer pessoa, eu tinha as minhas histórias preferidas e elas influeciaram-me de várias maneiras, incluindo nos meus gostos e personalidade. Dos 50 filmes houve cinco que me marcaram, cujas músicas (confesso) ter no Mp4 e que ainda sei de cor e salteado, cujos DVD's estão no meio de todos os outros e que ainda hoje me conseguem prender ao ecrã.

A Bela e o Monstro
Quando se fala na minha pessoa, este é o filme que todos recordam. Não só por eu ter nascido nesse magnífico Novembro de 1991 que viu esta obra-prima surgir, não só por ter sido a minha primeira VHS mal tinha aprendido a falar (ou não), não só por eu obrigar o meu querido tio, fã de carros e porrada, a ver "o filme dos móveis e tralhas lá de casa que falam" mais de 3 vezes por dia, todos os dias, mas porque a menina que um dia fui jurou solenemente que ia ser tão inteligente e ler tantos livros quanto a Bela e arranjar um príncipe que lhe desse uma biblioteca daquelas.
Chamar-lhe o meu filme preferido de sempre, a grande influência da minha vida é pouco, pois ele marcou-me como mais nada conseguiu e ainda hoje eu não resisto a nada que tenha a ver com este conto, cujo original li montes de vezes depois de ter aprendido a ler e ter convencido a mãe a comprar-me os contos do Charles Perrault. Podem chamar-lhe o culpado da leitora em que me tornei.


Alladin
Outro grande filme dos anos 90, outro dos meus preferidos. Sem ter o peso que o primeiro teve na minha vida, certamente estarão a pensar no que este filme terá influenciado a leitora em mim. É fácil! Para além de ser baseado num conto de Mil e Uma Noites, cujas versões imensas eu li na minha infância, Alladin é para mim, símbolo de magia, protagonistas fortes e culturas diferentes. Foi, provavelmente, a primeira influência para o futuro que escolhi e o primeiro contacto que tive com a cultura árabe.


Pocahontas
Não tanto uma influência literária mas definitivamente uma influência na minha paixão pela História. Um filme que adorei e que quando descobri que era baseado em factos reais e que a Pocahontas tinha MESMO existido provocou a loucura total lá em casa. Ninguém pode ficar descansado enquanto eu não descobri tudo sobre a sua verdadeira história, o que aconteceu quando lá se arranjou um filme de bonecos que contava a história verdadeira. O  pior foi quando descobri que ela não tinha ficado com o John Smith (tanto como amo este filme, odeio profundamente e com toda a minha alma o 2). Era já a historiadora em mim a martirizar toda a gente e a querer saber tudo aos pormenores e bem contado! 

O Corcunda de Notre-Dame
Nada se irá comparar à primeira vez que vi este filme no cinema. Estávamos em 1996 e eu só iria para a escola primária no ano seguinte mas nunca me irei esquecer do que foi ver cada minuto deste filme. Uma história obscura, bela e tremendamente profunda que derivou da mente de um homem chamado Victor Hugo e um dos primeiros clássicos que li. Depois de me ter apaixonado pelo filme, anos depois, tinha 9 anos e estava no supermercado com a minha avó a ver os livros quando descobri que havia um com o mesmo título numa colecção que tinha começado a fazer! Alegria total, avó que faz as vontades e ele veio comigo para casa juntar-se aos seus irmãos. Claro que não se fala do quanto eu chorei a ler o maldito livro e o quanto, apesar de tudo o adorei (nunca mais consegui ver o Phoebus da mesma maneira mas eu faço por o esquecer). Voltei a relê-lo anos mais tarde na versão completa e continua a ser uma das minhas histórias preferidas.

 Hércules
Por último, mas não menos importante, o maior musical da Disney, a versão mais gira dos mitos gregos de sempre! Ainda hoje, quando estudava os mitos gregos associava os nomes às personagens deste filme de tanto que ele me marcou. Claro que quando comecei a conhecer os mitos gregos fiquei chocada quando percebi que não tinha sido nada assim mas continua a ser um filme obrigatório. Nasceu daqui, a minha paixão por mitologia, história e cultura grega, o que me deu imenso jeito na faculdade e muitas horas de diversão e aprendizagem porque depois dos gregos vieram os romanos, os egípcios, os celtas e por aí a fora.







Claro que para além destes houve outros tantos mas estes foram sem dúvida os que mais me marcaram e influenciaram. E convosco? Quais foram os que mais vos marcaram?

14 comentários:

  1. A bela e o monstro e alladin tambem são os meus filmes da disney preferidos ^^ penso que belle foi sem duvida das melhores personagens femininas que criaram, sendo independente e inteligente e com um grande coraçao :)
    O Alladin atraia-me sobretudo pela sua magia e pela minha ansia de conhecer o mundo e suas culturas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Bela é...inesquecível =) acho que não há palavras para descrever a magia que é ver este filme, acho que são as únicas sequelas que adoro *.*
      Já o Alladin, tem a Jasmine =D

      Eliminar
  2. Este post está... (deixou-me sem palavras!)

    Foi muito bom reviver as histórias e ainda mais de uma forma tão intimista por ti ;)

    Muito bom! Fiquei com vontade de ver todos! Acho que o que vi mais vezes foi mesmo o Aladin! ahahha :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ray *.*

      A sériooo?=O Eu foi mesmo a Bela e o Monstro xD

      Eliminar
  3. Tenho a dizer que fiquei extremamente traumatizada com o Pocahontas 2. xD Gostava do fim do 1, porque apesar de não ser um final feliz era comovente, e o 2 foi só estragar isso. Não quero saber quão historicamente correcto é. :/

    Filmes favoritos? Hm, adoro a Bela e o Monstro. É difícil não gostar da Belle quando se devora tantos livros como ela. E no outro dia pus-me a ouvir a música de abertura do filme e achei que alguém podia cantar aquilo sobre mim enquanto eu estava a andar por aí com o nariz enfiado num livro. xD

    Também gosto bastante da Bela Adormecida, das fadas madrinhas, do cavalo do príncipe, e da dragoa-fada má. xD E da Cinderela, porque aqueles ratinhos são adoráveis. ^.^

    E tu cortavas os livros?? :O

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém que me compreende!!! O final do Pocahontas é perfeitoooooo...e o segundo filme é atroz, em tudo! Alguma vez eu trocava o meu Smith por aquele enjoado do Rolfe?!-.-'

      Qualquer leitora tem de gostar da Bela (e invejar a biblioteca). Eu tenho essa música!!xD

      Eu não gostava da Aurora mas adorava a Maléfica *.* opa pois eram!! Esse é outro que tem sequelas que não lembram ao diabo -.-'

      É verdade =$ mas deixei de o fazer quando comecei a ler! E ainda hoje não me perdoo!

      Eliminar
  4. Sabe,eu realmente amo a Disney.Lembro de quando comecei a escrever, e de como gostava de ver esses desenhos e me inspirar neles :)
    Eles são fantásticos.Enchem nossos olhos de magias *_*
    Saudades desses desenhos <3


    Beeijinhos ^^
    http://carolliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Disney marcou uma geração Carolina e tenho muita pena que os miúdos de hoje não liguem como nós ligávamos =(

      beijinhos

      Eliminar
  5. Nunca li nenhum livro,mas faço questão de vir a fazer a colecção um dia, e também completar a dos filmes.
    Para mim os melhores são a Bela e o Monstro, O Alladin, O Corcunda de Notre Dame, que por acaso tb vi no cinema provavelmente nesse mesmo ano, e claro, o Rei Leão, o primeiro filme que chorei e nunca mais consegui ver!Será agr este ano com a Sic.
    Também Os Aristogatos me fazem lembrar imenso a minha infância, talvez por adorar gatos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar até vimos na mesma altura Marta! Lembro-me que me fez imensa impressão o som dos sinos no início do filme!=O

      Ah o Rei Leão *.* um dos melhores e dos mais emocionantes e também me fartei de chorar nesse filme =$
      Eu tinha uma adoradora desse filme em casa e por isso via-o não sei quantas vezes seguidas =D eu odiava aquele maldito mordomo/motorista ou lá o que era!

      Eliminar
  6. Sem dúvida foi o início de tudo. Eu tinha 50 histórias Disney com 50 cassetes audio numa estante amarela com a carinha do Mickey na lateral, que foram depois destruídos pelo meu irmão. Já nessa altura tinha a mania de os manter em ordem, fiz com que lhes metessem números na lombada para saber sempre a ordem na estante.

    "E se o meu par for ele mesmo? E se isso for realidade? Homem nenhum direi que vale desassossego a pagar tarde"

    Quanto aos filmes, o Hércules foi um dos que também adorei e a música também me deliciou, já a tive como toque de telemóvel :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em pequena não era nada organizada...e já me arrependi muito disso! Por acaso ainda tenho as minhas VHS =O

      Eu amo essa música, é uma das que tenho no mp4 e quase me esfarelei para a arranjar, é fantástica *.*

      É um filme giríssimo com uma banda sonora que é de cair para o lado =D

      Eliminar
  7. Eu também adoro o Rei Leão, mas o Hercules é talvez o meu preferido... e a Mulan... e a Pocahontas... e a Pequena Sereia... e a Bela e o Monstro... e mais uns quantos xD

    Eu também tenho as músicas do iPod e aida vejo os filmes de vez em quando.

    Lembro-me que também me compravam os livros todos e agora comecei a comprar outra vez as bandas desenhadas da Disney que saem todas as semanas.

    É daquelas coisas que nos ficam para sempre no coração :)

    ResponderEliminar
  8. Oh...!!
    Eu também comecei assim. Lembro-me da alegria que era quando o meu pai chegava a casa com o livro e a cassete da Disney para eu ler e arrumar na estantezinha amarela. Era o delirio!! Depois mudámos de casa e na viagem (de 500km), no meio da tralha toda a estante partiu-se... Choradeira sem fim. Mas os livros e as cassetes ainda cá estão. :)
    Quanto aos filmes, A Bela e o Monstro marcou-me muito. Além de a Bela andar sempre como eu, com o nariz enfiado num livro (ainda hoje tenho sempre um livro na mala) foi o primeiro filme que vi no cinema. Na cidade em que vivo ainda hoje não há cinema mas, por volta dos meus 8 anos) fui passar um fim-de-semana com a minha tia e ela levou-me a ver a Bela e o Monstro. Apaixonei-me.

    ResponderEliminar