quinta-feira, 11 de abril de 2013

Opinião - Amor & Enganos

Título Original: An Offer from a Gentleman (#3 Bridgertons)
Autor: Julia Quinn
Editora: Edições ASA
Número de Páginas: 384

Sinopse
 Sophie Beckett tinha um plano ousado: fugir de casa para ir ao famoso baile de máscaras de Lady Bridgerton. Apesar de ser filha de um conde, ela viu todos os privilégios a que estava habituada serem-lhe negados pela madrasta, que a relegou para o papel de criada. Mas na noite da festa, a sorte está do seu lado. Sophie não só consegue infiltrar-se no baile como conhece o seu Príncipe Encantado. Depois de tanto infortúnio, ao rodopiar nos braços fortes do encantador Benedict Bridgerton, ela sente-se de novo como uma rainha. Infelizmente, todos os encantamentos têm um fim, e o seu tem hora marcada: a meia-noite. Desde essa noite mágica, também Benedict se rendeu à paixão. O jovem ficou até imune aos encantos das outras mulheres, exceção feita... talvez... aos de uma certa criada, que ele galantemente salva de uma situação desagradável. Benedict tinha jurado tudo fazer para encontrar e casar com a misteriosa donzela do baile, mas esta criada arrebatadora fá-lo vacilar. Ele está perante a decisão mais importante da sua vida. Tem de escolher entre a realidade e o sonho, entre o que os seus olhos veem e o que o seu coração sente. Ou talvez não...

Opinião

  No seu último ano em Harvard, Julia não sabia o que iria fazer da sua vida, por isso, sentou-se com uma caixa grande de Ben&Jerry’s e um bom livro enquanto pensava nas suas hipóteses de carreira e enquanto pensava que Medicina era uma boa escolha o seu olhar passou pelo romance junto à caixa de gelado e achou que já que ia demorar a ser médica então também podia escrever um livro daquele género. Dois anos depois quando finalmente iria ingressar a Escola de Medicina o seu agente ligou-lhe. Duas grandes editoras andavam a batalhar pelos seus dois primeiros livros. Julia escreveu o terceiro, o quarto, e lá se lembrou que queria ser médica. Poucos meses depois desistiu e tornou-se uma das autoras românticas mais adoradas da actualidade.


  Quase vinte anos depois de ter publicado o seu primeiro livro Julia já publicou vinte livros, colaborou em várias antologias com a autora Eloisa James e escreveu outro tanto número de contos. A sua série mais conhecida e, provavelmente, a preferida dos seus leitores, é a dos irmãos Bridgerton, cujo terceiro volume é agora publicado pela ASA. Publicado um ano depois dos dois primeiros volumes, Amor e Enganos foi originalmente publicado em 2001, conta com vinte e duas edições e é a história do irmão dois, o B, o segundo rapaz, o Benedict.


  Nascida do lado errado da cama, Sophie viveu toda a sua vida ostracizada até que uma noite, uma única noite, a faz guardar recordações e sonhos, beijos e palavras que se desvaneceram com as doze badaladas. Benedict é o Príncipe Encantado, o segundo de uma numerosa família cuja única mulher que alguma vez quis a seu lado é uma desconhecida, uma mulher envolta em brilho e ilusões que desaparece nas brumas da noite e que ele irá procurar insanamente. Mas Benedict não sabe como a encontrar pois não sabe o nome dela nem nunca vê a sua face que escondida por uma mascarilha, lhe povoa os sonhos.


  Esta é, sem dúvida, a minha autora de eleição neste género. Com uma escrita que provoca tantos suspiros como risos, Julia consegue derreter-nos com as suas histórias, onde o romantismo se junta à ironia para criar um enredo tão tentador que resistir é quase uma tarefa impossível e a vontade para o fazer é nenhuma. Com um enredo leve, cheio de trapalhadas e ternura, a autora marca a diferença num género sobrelotado pois mais do que sensuais, os seus livros são um hino ao amor, a família e a aquele tipo de sentimento que glorifica a vida.


  Neste livro a autora vai buscar o famoso conto da Cinderela para iniciar mais uma história cheia de romance e conquista mas as parecenças depressa acabam e é o estilo original e irreverente de Julia que o tornam um conto de encantos, almas gémeas e magia. Provavelmente o mais romântico dos três livros que li até agora,   Amor & Enganos proporciona-nos momentos de uma beleza etérea, cheios de doçura onde o amor em todas as suas formas é honrado por cada personagem, cada acontecimento. 


  Benedict e Sophie são duas almas com uma força interior imensa. Mais práctica, com um sentido de ética e honra de que poucos se podem gabar e uma coragem e alegria que irradia das páginas do livro, Sophie é sem dúvida uma Cinderela mais perfeita que a própria, o tipo de mulher que se admira e que desejámos ser. Ele, artista, romântico, impetuoso e teimoso como só os Bridgerton conseguem ser, é o típico irmão segundo que vive na sombra do primogénito e que é muito mais do que aparenta ser à primeira vista. Sonhadores, apaixonados, eles vão enternecendo-nos palavra a palavra, beijo a beijo, despedida a despedida e prometem ser inesquecíveis.


  Mais uma vez este não é apenas um romance de época. Cada detalhe é usado com um primor imenso e ao termos uma protagonista de baixo estatuto social conseguimos compreender melhor o que se passa fora dos salões de baile e saraus. Cada cenário, cada momento apresentam pormenores, ideias, educações, uma visão da sociedade do século XIX que dá gosto conhecer e à qual as introduções da famosa Lady Whistledown dão um outro brilho e fascínio.


  Esta leitura prima também pelos detalhes familiares que nos vão aparecendo, tanto acerca da matriarca como dos restantes irmãos e que apenas nos fazem adorar ainda mais esta família tão amorosa e unida que em cada livro nos arrebata cada vez mais. São todos eles que protagonizam esta história e nenhum é esquecido ou deixado para trás o que ajuda a matar as saudades e a aguçar a curiosidade.



  De cada vez que abro outro livro desta série a sensação com que fico sempre é que vai melhorar ainda mais, que nunca me irei fartar de seguir os amores e traquinices desta família a que Quinn dá vida de uma forma tão soberba que só podemos adorá-los. Página a página, enternecemo-nos e divertimo-nos. A cada encontro apaixonámo-nos mais uma vez. Apreendemos as suas qualidades e defeitos, compreendemos os seus feitios e desejos mais escondidos. Fazemos por umas horas parte desta família.


  Um livro que nos deixa satisfeitos e desesperados pelo próximo, Amor & Enganos é tudo o que um romance deve ser e mais ainda. É um doce embrulhado num papel brilhante que quando aberto só nos apetece devorá-lo e que quando acaba continuámos com vontade de mais.

7*
 
As minhas opiniões da série:


Podem encontrá-lo aqui  no formato livro e ebook


A Jane Austen da actualidade

9 comentários:

  1. Fiquei com imensa vontade de ler este livro. Nunca li nada da autora, mas acho que vou aproveitar a próxima feira do livro para comprar alguma coisa dela :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de ler Kel! =D É muito giro *.*

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Passei-te uma TAG, podes ver no meu blog

    http://odesafiodaleitura.blogspot.pt/2013/04/tag-cinco-capas-mais-bonitas-da-minha.html

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Bolas a Julia Quinn faz mesmo magia com as palavras e ao ler a tua opinão ainda me deu mais vontade de ir comprar o livro. qualquer dia vou à falência :s

    ResponderEliminar
  4. Também gostei imenso do livro. Deve ser das minhas escritoras preferidas, faz-me rir, faz-me chorar, faz-me sonhar. É pena termos de esperar tanto pelos livros. Acho que quando tiver a série completa vou ler tudo de novo. E a capa e contra capa....lindas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é uma das minhas Marcinha *.*
      É verdade mas vale cada dia de espera!

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Vim só deixar o meu obrigada por me apresentares Julia Quinn. :) Comecei a ler os livros dela por ver as tuas reviews e não poderia ter gostado mais :) Por acaso não sabes quando está previsto o lançamento do 5º livro em PT?
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério?? Fico muito, muito feliz de saber isso!*.*

      Ainda não há novidades sobre isso mas espero que para breve =D

      beijinhos e boas leituras!

      Eliminar