Título Original: An Offer from a Gentleman (#3 Bridgertons)
Autor: Julia Quinn
Editora: Edições ASA
Número de Páginas: 384
Sinopse
Sophie Beckett tinha um
plano ousado: fugir de casa para ir ao famoso baile de máscaras de Lady
Bridgerton. Apesar de ser filha de um conde, ela viu todos os
privilégios a que estava habituada serem-lhe negados pela madrasta, que a
relegou para o papel de criada. Mas na noite da festa, a sorte está do
seu lado. Sophie não só consegue infiltrar-se no baile como conhece o
seu Príncipe Encantado. Depois de tanto infortúnio, ao rodopiar nos
braços fortes do encantador Benedict Bridgerton, ela sente-se de novo
como uma rainha. Infelizmente, todos os encantamentos têm um fim, e o
seu tem hora marcada: a meia-noite. Desde essa noite mágica, também
Benedict se rendeu à paixão. O jovem ficou até imune aos encantos das
outras mulheres, exceção feita... talvez... aos de uma certa criada, que
ele galantemente salva de uma situação desagradável. Benedict tinha
jurado tudo fazer para encontrar e casar com a misteriosa donzela do
baile, mas esta criada arrebatadora fá-lo vacilar. Ele está perante a
decisão mais importante da sua vida. Tem de escolher entre a realidade e
o sonho, entre o que os seus olhos veem e o que o seu coração sente.
Ou talvez não...
Opinião
No seu último ano em Harvard, Julia não sabia o que iria fazer
da sua vida, por isso, sentou-se com uma caixa grande de Ben&Jerry’s e um bom livro enquanto pensava nas suas hipóteses
de carreira e enquanto pensava que Medicina era uma boa escolha o seu olhar
passou pelo romance junto à caixa de gelado e achou que já que ia demorar a ser
médica então também podia escrever um livro daquele género. Dois anos depois
quando finalmente iria ingressar a Escola de Medicina o seu agente ligou-lhe. Duas
grandes editoras andavam a batalhar pelos seus dois primeiros livros. Julia escreveu
o terceiro, o quarto, e lá se lembrou que queria ser médica. Poucos meses
depois desistiu e tornou-se uma das autoras românticas mais adoradas da
actualidade.
Quase vinte anos depois de ter publicado o seu primeiro
livro Julia já publicou vinte livros, colaborou em várias antologias com a
autora Eloisa James e escreveu outro tanto número de contos. A sua série mais
conhecida e, provavelmente, a preferida dos seus leitores, é a dos irmãos
Bridgerton, cujo terceiro volume é agora publicado pela ASA. Publicado um ano
depois dos dois primeiros volumes, Amor e
Enganos foi originalmente publicado em 2001, conta com vinte e duas edições
e é a história do irmão dois, o B, o segundo rapaz, o Benedict.
Nascida do lado errado da cama, Sophie viveu toda a sua vida
ostracizada até que uma noite, uma única noite, a faz guardar recordações e
sonhos, beijos e palavras que se desvaneceram com as doze badaladas. Benedict é
o Príncipe Encantado, o segundo de uma numerosa família cuja única mulher que
alguma vez quis a seu lado é uma desconhecida, uma mulher envolta em brilho e
ilusões que desaparece nas brumas da noite e que ele irá procurar insanamente.
Mas Benedict não sabe como a encontrar pois não sabe o nome dela nem nunca vê a
sua face que escondida por uma mascarilha, lhe povoa os sonhos.
Esta é, sem dúvida, a minha autora de eleição neste género. Com
uma escrita que provoca tantos suspiros como risos, Julia consegue derreter-nos
com as suas histórias, onde o romantismo se junta à ironia para criar um enredo
tão tentador que resistir é quase uma tarefa impossível e a vontade para o
fazer é nenhuma. Com um enredo leve, cheio de trapalhadas e ternura, a autora
marca a diferença num género sobrelotado pois mais do que sensuais, os seus
livros são um hino ao amor, a família e a aquele tipo de sentimento que glorifica
a vida.
Neste livro a autora vai buscar o famoso conto da Cinderela para
iniciar mais uma história cheia de romance e conquista mas as parecenças
depressa acabam e é o estilo original e irreverente de Julia que o tornam um
conto de encantos, almas gémeas e magia. Provavelmente o mais romântico dos
três livros que li até agora, Amor & Enganos proporciona-nos
momentos de uma beleza etérea, cheios de doçura onde o amor em todas as suas
formas é honrado por cada personagem, cada acontecimento.
Benedict e Sophie são duas almas com uma força interior
imensa. Mais práctica, com um sentido de ética e honra de que poucos se podem
gabar e uma coragem e alegria que irradia das páginas do livro, Sophie é sem
dúvida uma Cinderela mais perfeita que a própria, o tipo de mulher que se
admira e que desejámos ser. Ele, artista, romântico, impetuoso e teimoso como
só os Bridgerton conseguem ser, é o típico irmão segundo que vive na sombra do
primogénito e que é muito mais do que aparenta ser à primeira vista. Sonhadores,
apaixonados, eles vão enternecendo-nos palavra a palavra, beijo a beijo,
despedida a despedida e prometem ser inesquecíveis.
Mais uma vez este não é apenas um romance de época. Cada detalhe
é usado com um primor imenso e ao termos uma protagonista de baixo estatuto
social conseguimos compreender melhor o que se passa fora dos salões de baile e
saraus. Cada cenário, cada momento apresentam pormenores, ideias, educações,
uma visão da sociedade do século XIX que dá gosto conhecer e à qual as
introduções da famosa Lady Whistledown dão um outro brilho e fascínio.
Esta leitura prima também pelos detalhes familiares que nos
vão aparecendo, tanto acerca da matriarca como dos restantes irmãos e que
apenas nos fazem adorar ainda mais esta família tão amorosa e unida que em cada
livro nos arrebata cada vez mais. São todos eles que protagonizam esta história
e nenhum é esquecido ou deixado para trás o que ajuda a matar as saudades e a
aguçar a curiosidade.
De cada vez que abro outro livro desta série a sensação com
que fico sempre é que vai melhorar ainda mais, que nunca me irei fartar de
seguir os amores e traquinices desta família a que Quinn dá vida de uma forma
tão soberba que só podemos adorá-los. Página a página, enternecemo-nos e divertimo-nos.
A cada encontro apaixonámo-nos mais uma vez. Apreendemos as suas qualidades e
defeitos, compreendemos os seus feitios e desejos mais escondidos. Fazemos por
umas horas parte desta família.
Um livro que nos deixa satisfeitos e desesperados pelo
próximo, Amor & Enganos é tudo o
que um romance deve ser e mais ainda. É um doce embrulhado num papel brilhante
que quando aberto só nos apetece devorá-lo e que quando acaba continuámos com
vontade de mais.
7*
As minhas opiniões da série:
Podem encontrá-lo aqui no formato livro e ebook
A Jane Austen da actualidade


Fiquei com imensa vontade de ler este livro. Nunca li nada da autora, mas acho que vou aproveitar a próxima feira do livro para comprar alguma coisa dela :)
ResponderEliminarBeijinhos e boas leituras
Tens de ler Kel! =D É muito giro *.*
Eliminarbeijinhos e boas leituras
Passei-te uma TAG, podes ver no meu blog
ResponderEliminarhttp://odesafiodaleitura.blogspot.pt/2013/04/tag-cinco-capas-mais-bonitas-da-minha.html
Beijinhos :)
Bolas a Julia Quinn faz mesmo magia com as palavras e ao ler a tua opinão ainda me deu mais vontade de ir comprar o livro. qualquer dia vou à falência :s
ResponderEliminarFaz mesmo Marta!
EliminarNem fales em falência =s
Também gostei imenso do livro. Deve ser das minhas escritoras preferidas, faz-me rir, faz-me chorar, faz-me sonhar. É pena termos de esperar tanto pelos livros. Acho que quando tiver a série completa vou ler tudo de novo. E a capa e contra capa....lindas
ResponderEliminarTambém é uma das minhas Marcinha *.*
EliminarÉ verdade mas vale cada dia de espera!
beijinhos e boas leituras
Vim só deixar o meu obrigada por me apresentares Julia Quinn. :) Comecei a ler os livros dela por ver as tuas reviews e não poderia ter gostado mais :) Por acaso não sabes quando está previsto o lançamento do 5º livro em PT?
ResponderEliminarBeijinhos
Ana
A sério?? Fico muito, muito feliz de saber isso!*.*
EliminarAinda não há novidades sobre isso mas espero que para breve =D
beijinhos e boas leituras!