Título Original: Wintergirls
Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: ASA
Número de Páginas: 232
Sinopse
«Eu sou aquela
rapariga. Eu sou o espaço entre as minhas coxas, a luz do sol a
derramar-se entre elas. Eu sou a auxiliar de biblioteca que se esconde
na "Fantasia". Eu sou a aberração de circo enclausurada em cera. Eu sou
os ossos que eles querem, ligados num molde de porcelana.» Viajei na
terra dos Corações Gelados devido às inúmeras leitoras que me escreveram
a contar a sua luta com distúrbios alimentares, automutilação e
sensação de andarem perdidas. A sua coragem e sinceridade puseram-me no
caminho para encontrar Lia e ajudaram-me a compreender a sua devastação.
Embora não seja uma história da vida real, Lia foi inspirada nessas
leituras, e por isso lhes estou muito grata.
Opinião
Laurie começou a escrever no segundo ano e mais tarde viria
a tornar-se jornalista freelancer para
jornais e revistas mas ela sabia que ainda havia um longo caminho a percorrer
na sua escrita. Depois de centenas de cartas de rejeição, Laurie juntou-se à SCBWI,
fundou um grupo de apoio crítico e isso fez toda a diferença. Antes da
literatura YA ou da ficção histórica, Laurie começou por escrever livros de
imagens, infantis ou sobre a História da América, que têm conquistado pais,
livreiros e professores mas é pelos seus livros YA que é mais conhecida.
Vive com o marido, o seu namorado de sempre, os quatros
filhos e um cão neurótico numa casa no norte de Nova Iorque com um enorme
jardim onde o seu marido construiu uma casinha de campo onde gosta de escrever
principalmente quando a neve cai. Continua a correr em maratonas, subir
montanhas e a tentar arrancar tomates do solo rochoso do seu jardim.
Corações Gelados é
o seu mais recente trabalho. Escrito vinte anos depois do seu primeiro livro, Grita, conquistou a crítica pela força
da sua mensagem. Inspirada em leitoras que contactavam a escritora para lhe
contar as suas experiências com os distúrbios alimentares, tem mais de trinta
edições, venceu quatro prémios e foi nomeado para outros tantos.
Os espelhos mostram o que queremos ver. Podem mostrar a
perfeição de sonho ou o horror dos nossos pesadelos. Nunca mostra a verdade, a
verdade da mente e do racional. É o nosso coração, é a alma que se espelha
naquela superfície brilhante que decide se és bela ou não, que apenas te mostra
a verdade mais profundamente guardada em ti. Mas essa verdade pode ser uma teia
de mentiras e ilusões, pode ser as tuas ambições e enganos porque tu podes
caminhar num trilho tão ténue que a insanidade quase te apanha, quase te leva e
ela sussurra-te ao ouvido verdades que só tu e ela vêem, mostra-te uma beleza
tão pura que só tu podes alcançar. Só que a visão mundana vê-te como és. Uma carapaça
vazia, um receptáculo frágil quase de outro mundo, uma fealdade de dor,
egoísmo, loucura. Não te deixes enganar por essa superfície brilhante
ornamentada de forma delicada, olha para ti. Olha mesmo.
Por mais opiniões que tenha lido, por mais avisos que me
tenham dado, nunca mas nunca, eu poderia estar preparada para o que este livro
é, uma realidade feia mascarada de palavras belas, uma dor que nos paralisa e nos
arrasta sem encontrar resistência, uma agonia tão forte que nos desfazemos
palavra a palavra até nada restar. Laurie é um monstro da expressividade,
alguém que distorce, reflecte e mistura realidade com irreal, verdades com assombrações,
e que nos mata, mata e volta a matar até encontrarmos todo o sentido, todo o
pleno do horror, dos segredos, do que se pode esconder na porta ao lado, na
pessoa encostada a ti. De uma forma dolorosa mas oh tão bela e sublime, a
autora conta-te mil histórias numa, apresenta-te raparigas sem cara numa
carapaça da dor de todas. Esta não é uma história leve, esta não é uma história
que poderás esquecer.
Ilusões, as ilusões da mente, as certezas da alma. O que só
nós vemos e mais ninguém compreende, a sanidade que contém um pouco de loucura.
Isto é o que encontrarão nesta história, uma rapariga de certezas inabaláveis
que nada são senão mentiras enterradas nela, uma irrealidade que só ela
encontra pois quase já não pertence a este mundo. A anorexia é aqui retratada
de uma forma que doí até a quem nunca a viu e, que imagino, deve quebrar quem
já passou por isto. É de uma fealdade, de um terror, de uma agonia tão intensa
que nos deixa cicatrizes tão profundas como se cada corte fosse feito na sua
pele. Mas mais do que os distúrbios alimentares, este livro, Lia, é a personificação
dos males que nunca vaiem sós, do ciclo vicioso de um erro que trás outro erro,
de uma dor que trás outra dor, de um perdão que nunca vem, de uma descrença que
só aumenta. A anorexia anda de mãos dadas com a auto-mutilação e ambas abraçam
a loucura enquanto à sua volta tudo destroem.
Lia, Cassie são bombas prestes a explodir. São medidas em
gramas, graminhas, pequenos pedacinhos que aos seus olhos crescem, crescem,
crescem até as engolir. Elas são o extremo do mal que as invade, elas são quase
o fim, são quase belas perfeitas, são quase fantasmas. São ambas duas
personagens tão difíceis que é preciso sentir por elas emoções fortes, tão
fortes que quase nos afoguem na sua intensidade. Cheguei a odiá-las. A Cassie
por atormentar Lia, Lia por me atormentar a mim e à sua família mas se a raiva
nunca me largou e a pena parece demasiado pouco para o que elas me fizeram
sentir, a necessidade de proteger, de me fazer ouvir ecoou por mim durante toda
a leitura. É fácil reconhecer estas raparigas mas é tão difícil entrarmos no
seu mundo e compreendê-las sem ter passado pelo mesmo pois elas são donas de
corações gelados, corações entorpecidos, corações parados, corações incapazes
de sentir.
Corações Gelados é
uma dor infinita que não nos larga mesmo dias depois da sua leitura. É um poder
avassalador que desfaz tudo à sua passagem, que fica na memória do todo sempre.
Um grande pequeno livro, é uma experiência dolorosa mas porque todos devíamos
passar, nem que seja, para não nos deixarmos enganar.
7*

Estou tramada contigo e com a Elphaba, que entre ambas não me vão deixar escapar sem ler este, pois não? xD
ResponderEliminarEu bem queria mas não me parece xD
Eliminar