Título Original: A Discovery of Witches (#1 All Souls Trilogy)
Autor: Deborah Harkness
Editora: Casa das Letras
Número de Páginas: 704
Sinopse
Num final de tarde de
Setembro, quando a famosa historiadora de Yale, Diana Bishop, abre
casualmente um misterioso manuscrito medieval alquímico há muito
desaparecido, o submundo mágico de Oxford desperta. Vampiros, bruxas e
demónios farão tudo para possuir o manuscrito que se crê conter poderes
desconhecidos e pistas misteriosas sobre o passado e o futuro dos
humanos e do mundo fantástico. Diana vê a sua pacata vida de
investigadora invadida por um passado que sempre tentou esquecer: ela é a
última descendente da família Bishop, uma longa e distinta linhagem de
bruxas de Salem, marcada pela morte misteriosa dos pais quando era
criança. E do meio do turbilhão de criaturas mágicas despertadas pela
redescoberta do manuscrito surge Matthew Clairmont, um vampiro
geneticista de 1500 anos de idade, apaixonado por Darwin. Juntos vão
tentar desvendar os segredos do manuscrito e impedir que caia em mãos
erradas. Mas a paixão que cresce entre ambos ameaça o frágil pacto de
paz que existe há séculos entre humanos e criaturas fantásticas... e o
mundo de Diana nunca mais voltará a ser o mesmo... Uma história
arrebatadora que mistura História, magia, aventura e romance. Para os
leitores de Dan Brown, J.K. Rowling, Stephenie Meyer e Elizabeth
Kostova.
Opinião
Nos últimos vinte e oito anos, Deborah foi estudante de
História e professora. Hoje ensina História Europeia e História da Ciência em
Los Angeles e é bastante conhecida como historiadora da ciência e da medicina
apesar de também ter estudado a história da alquimia, da bruxaria e do oculto
com especial ênfase para a época entre 1500 e 1700.
Filha de pai americano e mãe britânica, Deborah viveu em
três zonas destintas dos Estados Unidos e também estudou em várias instituições
americanas bem como em Oxford. Como historiadora tem várias obras publicadas e
é administradora de um blogue premiado sobre vinhos.
A sua experiência enquanto escritora surgiu em 2008 quando
se colocou a si própria a seguinte questão: Se os vampiros existissem que
fariam eles para viver? Como resposta surgiu em 2011, A Noite de Todas as Almas. Bestseller
tanto nos Estados Unidos como em vários países europeus, foi traduzido em
mais de trinta e oito países e o filme vai ser produzido pelos estúdios Warner
Brothers. O segundo volume foi publicado o mês passado em Portugal pela Casa
das Letras e a autora continua a trabalhar no terceiro e último volume da
trilogia.
Nas profundezas da biblioteca esconde-se um manuscrito há
muito perdido, há muito procurado. Durante séculos ele tem esperado. Durante séculos
ele esteve enfeitiçado. E agora está prestes a revelar-se àquela a quem está
destinado. Diana é uma conceituada historiadora que toda a vida fugiu das suas
raízes mas uma nova pesquisa irá relembrá-la quem realmente é: uma bruxa. Mas Diana
quer ser uma pessoa normal e depois de quase uma vida inteira a consegui-lo
bastará um manuscrito e um vampiro para tudo desabar. Matthew é um vampiro e um
cientista. Durante anos buscou o Ashmole 782 e finalmente encontrou quem lhe
pode dar as respostas. O que ele não esperava era que Diana o arrebatasse como
mais ninguém. Só há um problema. As bruxas e os vampiros são inimigos mortais.
Entre bruxaria, alquimia, história e genética, A Noite de Todas as Almas é uma obra surpreendente
onde a Magia e a Ciência se entrelaçam e o racional e o sobrenatural têm mais
em comum do que possa parecer à primeira vista. Com uma escrita assertiva,
cuidada e bastante pormenorizada, Deborah leva-nos numa viagem única que não só
nos entretém com tem algo a ensinar-nos. Cheio de detalhes, este livro dá-nos
uma outra perspectiva do papel da História no presente, da Ciência enquanto
resposta para tudo e da Magia como condutora não só dos sonhos como da
realidade. Uma história onde o clímax vai sendo construindo peça a peça numa
complexa intriga que visa o passado do Mundo e o futuro das espécies, esta é
uma tentação para quem vive do racional mas não deixa de ser tentado pelo
sobrenatural. Como primeiro livro da autora este foi, sem dúvida, uma surpresa
excepcional onde as páginas voaram por entre os meus dedos pela noite fora.
Mais do que um manual de História e Ciência diversa este
livro conta com uma perspectiva inovadora quanto aos seres sobrenaturais. A forma
como a autora nos apresenta as bruxas, os vampiros e os demónios é tão natural
que faz todo o sentido acreditar que estes sempre viveram entre nós. Ao construir
os factos de forma a que estes se cruzem na perfeição com a ficção, Deborah
mostra um talento inato para contar histórias sem deixar pontas soltas. Cada momento
tem uma razão de acontecer, cada coisa tem uma razão de ser, e essa lógica traz
a esta história sobrenatural uma realidade que poucas autoras do género
conseguem. Com reviravoltas que irão deixar os leitores espantados, momentos de
tensão e expectativa que culminam de uma forma surpreendente, este é um livro
para saborear cujas setecentas páginas que o compõem demoram a explicar-se mas
rapidamente nos conquistam.
Está provado neste livro que não só Deborah é uma
historiadora como sabe usar os seus conhecimentos de uma forma agradável e
bastante elucidativa. Sem dúvida que as notas da tradutora ajudam a quem não
conhece alguns factos históricos muito dispersos e singulares e que podem causar
alguma confusão a quem não esteja habituado. Tirando isso, é sem dúvida o
início de uma trilogia de grande magnitude que espero mantenha a qualidade
deste primeiro volume.
Para ajudar ao feitiço que este livro nos lança temos um
leque de personagens infinitamente geniais, credíveis e interessantes. Diana
Bishop é a personagem em cuja a pele eu adoraria viver. Aliás eu quero ser como
ela quando for grande. Corajosa, inteligente, culta, entrega-se de uma forma
única aos seus e acaba por aceitar um destino que nunca quis e lutar por ele
com todas as armas que tem. Matthew é o vampiro que muitos gostavam de ser. Territorial,
charmoso e dedicado, é o par perfeito para Diana. Entre tias bruxas
irresistíveis, uma mãe vampira que só parece ser um horror de sogra e uma casa
que dá opinião, esta história conta com um elenco de personagens irresistíveis
e que a tornam ainda melhor.
Livro de estreia da autora, A Noite de Todas as Almas pode bem agora figurar na minha lista de
preferidos. Torturante, criativo e sensacional, este livro merece bem o furor
que tem provocado. Depois de um final que deixa muitas expectativas, espero bem
que o próximo volume chegue rapidamente cá a casa para eu o puder devorar.
7*
Podem encontrá-lo aqui


Este mês o segundo ainda cá vem parar a casa. Quando encontrei este livro na Leya do Chiado no início do ano passado,por mero acaso, sabia que o tinha de ler. Adorei-o!
ResponderEliminarTambém espero conseguir arranjá-lo este mês *.* O livro é fenomenal!
EliminarComo já tive oportunidade de te dizer, Também gostei muito deste livro.
ResponderEliminarBJ
Quando o vi à venda por volta da época do Natal por apenas 14 euros senti-me tentado a pegar nele e a trazê-lo para casa: a capa era fascinante, assim como o título, mas a sinopse fez com que a minha vontade desaparecesse. Estou saturado de histórias sobre bruxas e vampiros e mais saturado ainda de histórias onde bruxas e vampiros se apaixonam e onde todas as personagens são inteligentes e perfeitas e lindas e charmosas. Fiquei bastante surpreendido com esta review pois fez com que a minha curiosidade perante este livro se reactivasse mas mesmo assim ainda não sei se vale a pena...
ResponderEliminarPedro este livro não tem nada, nada a ver com o que por aí anda! É um livro completamente diferente, com uma história diferente e conteúdo muito intelectual. Podes ter a certeza que vale a pena pegares nele ;)
EliminarAdoro esta capa, ainda bem que a história não é a combinar :D
ResponderEliminarDefinitivamente não é Liliana =D Por isso mesmo adorei o livro *.*
EliminarFiquei muito curiosa com este livro... Quero ler :D
ResponderEliminarBeijinho