Título Original: Sombras da Noite Branca (#8 A Saga das Pedras Mágicas)
Autor: Sandra Carvalho
Editora: Editorial Presença
Número de Páginas: 560
Sinopse
O momento de todas as
decisões aproxima-se. Halvard, o Filho do Dragão, espera ansiosamente a
chegada da Noite Branca para assimilar o Conhecimento Absoluto e
tornar-se um deus na Terra. Quase todos os seus inimigos foram
destruídos; apenas o rei Ivarr do povo viquingue, os Guardiães das
Lágrimas do Sol e da Lua e os Sacerdotes dos Penhascos ainda resistem.
Entretanto, a guerreira Kelda da Montanha Sagrada treinou com afinco sob
a orientação do feiticeiro Sigarr e está pronta para se tornar mestra
da Arte Obscura. Apesar de saber que a celebração desse ritual irá
extinguir a luz da sua essência, ela persiste, pois acredita que só
assim poderá deter o avanço sanguinário do irmão gémeo. Todavia, a
revelação de que o seu destino é concretizar a profecia e não
contrariá-la poderá abalar as suas convicções. Terá Kelda a determinação
e a força necessárias para cumprir a missão que a Pedra do Tempo lhe
atribuiu, enquanto chora a perda do amor do príncipe da Gente Bela? Ou,
sobre o Altar do Mundo, cederá ela à tentação do poder e abrirá o seu
coração às sombras da Noite Branca? Sombras da Noite Branca é o oitavo
volume da série de culto Saga das Pedras Mágicas, que encerra mais um
capítulo desta aventura fantástica e apaixonante.
Opinião
Natural de Sesimbra, Sandra é filha de um pescador e de uma
contadora de histórias nata e cresceu entre o mar e a Serra, entre o verde e o
azul do mundo. Desde cedo, as histórias fazem parte do seu imaginário e ao
longo da vida tem juntado contos, pedaços e retalhos de sonhos que acabariam
por formar a sua primeira saga. Apesar de nunca ter pensado publicar o seu
trabalho porque escrevia fantasia e não encontrava autores portugueses quando
ia as livrarias, a verdade é que Sandra teve a sorte de ter alguém que
acreditava mais nela que ela própria e graças ao seu marido, o sonho impossível
tornou-se realidade.
Em 2005, A Última
Feiticeira, o primeiro volume da Saga
das Pedras Mágicas chegou às nossas livrarias e este ciclo chega agora ao
fim. Oito livros, três gerações e um grande carinho por parte dos fãs que como
eu cresceram com esta saga ou que a conheceram em idade adulta ou mais tarde, são
a materialização do talento de Sandra e da sua afirmação como um nome a apontar
no que a fantasia nacional concerne. Sombras
da Noite Branca é o último volume desta saga e promete resolver todas as
questões e acabar a história da família de Aranwen em beleza.
Quando a esperança esmorece até se fenecer, quando quem
amámos desiste de nós, quando o único apoio é o maior mal dos nossos, cabe-nos
ser mais fortes, sobrevivermos, mostrar o que realmente valemos e finalmente
trocarmos as voltas ao destino. Kelda está sozinha do lado errado da contenda
mas só ela pode parar um mal sem igual, um poder que ninguém pode vencer, um
homem que partilhou com ela o ventre e a olha com olhos iguais aos seus. Na
derradeira demanda dos herdeiros de Aranwen a morte espalha-se em todos os
caminhos, o caos tomou o mundo e a vitória perde-se nos gritos que padecem mas
a coragem, essa ainda resiste, o amor é como uma armadura que não se desfaz e,
no fim, a maior prova é o sacrifício. Por todos os que perdemos, por todos os
que amámos, por todos os que hão-de vir porque o ódio e a loucura não combatem
o que não conhecem.
Ao longo de oito anos, o mundo de Sandra Carvalho tem vivido
na minha imaginação e agora mais um ciclo, este, chega ao fim da maneira mais
inesperada. Habituando-nos à sua escrita cuidada e floreada, a autora
contou-nos a história de uma família, de três gerações que combateram o mal na
sua demanda, que viram os mesmos erros e os mesmos tormentos repetirem-se, que
por amor e lealdade, pela família, fizeram tudo ao seu alcance para alcançarem
a paz. Num livro mais obscuro, mais poderoso, todas as questões levantadas ao
longo da saga são agora resolvidas para que todas as pontas sejam atadas, não
nos deixando qualquer dúvida. Sandra esmera-se neste último livro e mostra que
o talento nacional também dá cartas na fantasia com a mesma qualidade que
alguns autores estrangeiros.
Desde o último livro que a linha ténue entre a luz e a escuridão
se desfez, deixando-nos a braços com sentimentos e emoções muito mais
complexas. Ao longo desta leitura, tudo se intensifica, cada momento se encaixa
e se desenvolve de forma a chegar ao final, o final de uma aventura imensa que
exige uma resolução total. Sofrendo até à última linha, este livro é um prazer
e uma provação, é extasiante e esgotante, um misto de sensações que nos faz
viver cada pedaço como se da nossa própria vida se tratasse. Um livro onde o
sacrifício é necessário para expiar todos os males, onde o fim é um momento
agridoce, este incita-nos a devorar cada uma das suas páginas e a desbravar
todos os mistérios, a encontrar todas as respostas.
Uma batalha épica onde as ligações familiares, o sangue e o
amor têm um peso desmedido, esta é a derradeira das demandas e nela os amigos
podem tornar-se inimigos, os inimigos podem revelar-se companheiros de todas as
provações. Dando uma volta imensa à história que conhecemos, vários momentos
surpreendentes dão um novo fôlego e complicam ainda mais as decisões finais mas
no fim, um fim tortuoso mas feliz, há uma sensação de satisfação insatisfeita,
um misto de sensações que só o final de uma saga querida pode deixar. Apesar de
esperar mais, sei que só poderia terminar assim mas a leitora que cresceu com
estas personagens queria algo ainda mais espectacular e perfeito mas nem aqui a
perfeição existe e é aí que reside o seu encanto.
As personagens desenvolvem-se de forma surpreendente,
levando-nos a odiá-las como nunca pensamos ou finalmente a admitirmos a
admiração que sempre sentimos por elas. Kelda mostra que é a protagonista certa
para fechar este ciclo, e unindo nela o bom e o pior da sua família, ela joga
com todas as cartas que tem e cada uma das mulheres a que está ligada deixaram
uma marca ainda que ínfima nela. Halvard é para mim, o verdadeiro prazer desta
história, o vilão que ultrapassa qualquer um dos outros e que nos faz odiá-lo
até ao fim. Já Sigarr, a personagem da qual esperei a redenção desde o início
finalmente mostra que sempre estive certa em relação a ele mas o seu fim
deixou-me um sabor amargo na boca.
Quanto a surpresas, tendo vindo de personagens que já estava
a espera, agradaram-me mas o fim de Oriana ficou-me entalado. Confesso que foi
personagem pela qual nunca nutri simpatia e o perdão para ela é me impossível
dar. As restantes personagens, como sempre encantaram-me mas senti a falta de
uma presença mais assídua de algumas delas e os seus fins foram um pouco
inconclusivos.
Um final épico para uma saga com a qual cresci, Sombras da Noite Branca foi agridoce. Um
último livro que satisfaz e ao mesmo tempo sabe a pouco, um livro que termina
mas continua a deixar algo no ar, um final que deixa saudades. Ao menos pode-se
sempre reler e regressar.
6*
As minhas opiniões da série

Ai confesso que não li o teu comentário por não querer apanhar nenhum spoiler, mas é uma saga que sempre gostei e acho a Sandra Carvalho uma pessoa mesmo muito simpática e com qualidade, pena mesmo aquele arranque de saga tão parecido com Seenwaters :(<
ResponderEliminarAinda me faltam ler os 3 ultmimos livros, tenho a Sacerdotisa dos Penhascos que segundo percebi abre uma nova fase dos livros e que a personagem Kelda, ganha protagonismo...há quem a considere a melhor personagem criada pela Sandra, logo só posso ficar satisfeito por ainda ter 3 bons livros pela frente, pois dizem ser os melhores e que tudo ficou bem encerrado.
Penso que era tempo de terminar e se ficou bem encerrado fico contente :)
Bjs
Mais uma vez consegui portar-me bem quanto aos spoilers mas refiro algumas personagens por isso lê só quando acabares ;) A Sandra é uma querida! Tive oportunidade de a conhecer no sábado e gostei muito dela =) É engraçado porque eu adoro aquele arranque em ambas as autoras mas a Sandra consegue sair completmente da influência de Sevenwaters ainda nesse primeiro livro =) God, já lá vão tantos anos!=O
EliminarNão posso! Tens de ler, são livros fantásticos que mudam completamente a perspectiva da saga e a Kelda é uma herdeira à altura da avó =) É sem dúvida uma personagem especial que foge à cena da coitadinha.
Este oitavo livro já não me caiu muito bem mas enfim acabou e acabou bem por isso posso estar satisfeita =)
bjs