Título Original: City of Ashes (#2 Caçadores de Sombras)
Autor: Cassandra Clare
Editora: Planeta Manuscrito
Número de Páginas: 360
Sinopse
Clary Fray só queria
que a sua vida voltasse ao normal. Mas o que é normal quando se é um
Caçador de Sombras? A mãe em estado de coma induzido por artes
mágicas, e de repente começa a ver lobisomens, vampiros, e fadas? A
única hipótese que Clary tem de ajudar a mãe é pedir ajuda ao
diabólico Valentine que, além de louco, simboliza o Mal e, para
piorar o cenário, também é o seu pai. Quando o segundo dos
Instrumentos Mortais é roubado o principal suspeito é Jace, que a
jovem descobriu recentemente ser seu irmão. Ela não acredita que
Jace de facto possa estar disposto a abandonar tudo o que acredita e
aliar-se ao diabólico pai Valentine… mas as aparências podem
iludir.
Opinião
Jane Austen e J.K. Rowling têm uma
coisa em comum, o facto de uma jovem autora ter começado a escrever baseando-se
nas suas histórias até ao dia em que a sua imaginação a levou mais longe, a
Idris e aos Instrumentos Mortais. Nasceu como Judith Rumelt no Teerão mas foi
como Cassandra Clare em Nova Iorque que alcançou os seus sonhos depois de
longos e tortuosos anos a escrever em revistas de mexericos. Inspirada por
Manhattan, a autora decidiu escrever uma série onde a cidade fosse o palco e a
alma de toda uma nova dimensão, uma série que a fez dizer adeus às revistas
cor-de-rosa e a abraçar a carreira de escritora por inteiro.
A autora que não escreve em casa porque
se distrai com os reality shows e que
prefere estar acompanhada pelos amigos quando está a escrever, é hoje uma das
autoras mais conhecidas mundialmente graças a esse primeiro livro, publicado em
2007, chamado A Cidade dos Ossos que
passou de uma trilogia a uma série devido ao seu enorme sucesso e cujo filme
irá estrear em Agosto próximo. A Cidade
das Cinzas é o segundo volume da trilogia original, foi traduzido para
dezoito línguas e foi bestseller do New York Times bem como vencedor de
alguns prémios.
Um Caçador de Sombras não pode ter
medos, um Caçador de Sombras não pode estar indeciso entre sangue e afecto, um
Caçador de Sombras não pode deixar-se levar por um amor proibido. Mas quando
isso acontece, e tudo em que acredita e o que é entram em confronto, ele deve
escolher e nunca esquecer aquilo para que nasceu, proteger, fazer cumprir as
leis, matar os seus inimigos só que nada, muito menos no seu mundo, é tão
linear quanto parece e, agora, enquanto tudo vai se estilhaçar à sua volta, ele
vai ter de mostrar que nada, aconteça o que acontecer, o pode impedir de ser o
que realmente é, um Caçador de Sombras.
Depois de A Cidade dos Ossos eu pensava que já estava preparada para tudo o
que Cassandra pudesse ter criado mas estava tão, mas tão enganada. Depois de
uma primeira leitura explosiva, vibrante e imensamente viciante, esta
revelou-se ainda mais tortuosa, surpreendente e fascinante, capaz de nos deixar
de boca aberta e com o coração aos saltos tantas vezes que não ter um ataque cardíaco
é uma sorte. Cassandra esmera-se ainda mais neste livro, dando-nos situações
que transcendem tudo o que possamos imaginar e em que cada reviravolta é mais
espectacular ainda que a anterior. Através de um mundo carismático, urbano e irreverente,
a autora demonstra o porquê do seu enorme sucesso e a razão porque Caçadores de Sombras é uma série que
vicia quase todos os leitores que lhe colocam a vista em cima.
Depois de um final que deixa qualquer
um de boca aberta e a desesperar por este segundo volume, começar esta leitura
é uma tortura do início ao fim num óptimo bom sentido. Tudo porque este livro é
uma tal teia intricada de segredos, conspirações, mentiras e meias-verdades que
o nosso cérebro não consegue parar um segundo. Cada acontecimento é feito para
nos obrigar, para nos deliciarmos, a ler cada página como se fosse a última e,
garanto-vos, parar antes do fim é quase impossível. Marcada por uma grande ousadia,
inteligência e ironia, esta leitura satisfaz em pleno cada expectativa e ainda
é capaz de a superar em grande escala.
Como segundo volume de uma trilogia,
pois era assim que esta série estava pensada originalmente, A Cidade das Cinzas é um dos melhores
livros intermédios que já li. Nota-se que houve um cuidado e uma grande perícia
por trás da sua construção, o que torna um meio não sensaborão e com pouco para
dar, mas uma autêntica caixinha de surpresas que nunca nos cansa. Com um ritmo
alucinante, uma perfeita noção de timing e
revelações, este livro deixa-nos a morrer pelo próximo, literalmente. Não perde
o ritmo do primeiro, deixa-nos loucos pelo que vem a seguir e satisfaz-nos como
é possível um segundo volume satisfazer.
Aqui podemos apreciar ainda mais as
características deste mundo pois mais é nos revelado tanto do Mundo dos
Habitantes-À-Parte como dos Caçadores de Sombras. A dinâmica entre espécies
rivais, entre Caçadores e outros ou entre é explorada ao máximo, deixando-nos
descobrir cada ligação e juntar as pecinhas do puzzle. Em termos de world building esta é uma série marcante
e inovadora e mais uma vez isso se nota em cada característica ou história em
que nos é apresentado e é, sem dúvida, um dos pontos de peso desta série.
Quanto ao enredo, este é vibrante,
explosivo e assustador no facto de que nunca sabemos o que nos espera na página
seguinte. Adoro o facto da autora nos deixar pequenas pistas, frases de segundo
sentido, peças chave por todo o lado e mesmo assim ficarmos sempre espantados
com a reviravolta seguinte. A narrativa está muito bem construída, não há uma
maior incidência numas personagens do que noutras e há uma perfeita noção da ligação
entre acontecimentos. Muitas surpresas surgem ao longo desta leitura, muitos
momentos tanto divertidos como emotivos, o que nos deixa com uma história com
um balanço ideal e que nem nos cansa nem nos deixa a matutar demasiado na mesma
coisa.
A dinâmica entre personagens melhora
ainda mais. Podemos conhecê-las mais a fundo e compreender os seus receios e
expectativas, conseguimos perceber a profundidade das ligações sem precisarmos
de palavreado exagerado para o demonstrar, e cada personagem tem algo para dar,
não havendo uma tentativa de aperfeiçoamento de ninguém, nem dos protagonistas.
As personagens são fortes, diferentes e marcantes, cada uma à sua maneira e
todas nos dão vontade de as conhecer melhor. Jace e Clary marcam pela positiva,
outra vez, e espero bem que eles tenham a sorte de haver um grande mistério a
volta deles, estou a torcer por isso mas confesso, que fico satisfeita por não
haver uma relação super híper mega lamechas nesta série.
Cassandra deixa-me tão assolada que só
me apetece pegar no próximo livro neste mesmo instante e confirma-me que é
mesmo uma autora obrigatória na minha estante. Mais, é mesmo a senhora, dona e
rainha neste género e parece-me, será difícil alguém levar-lhe o título. A Cidade das Cinzas é assim, uma
continuação marcada pela positiva e que me deixou ainda mais rendida à série.
7*
As minhas opiniões da série

Eu fiquei tão viciada nesta saga que os li numa semana. Tal como tu, adoro a relação do Jace e Clary porque é completamente distinta dos livros ditos "young adults". Fora a lamechice!
ResponderEliminarEu estou a tentar controlar-me Jojo!
EliminarA relação deles é tão fantástica *.* lamechice, põe-te a andar xD