segunda-feira, 3 de junho de 2013

Opinião - Perto de Ti

Título Original: No Ordinary Love
Autor: Anita Notaro
Editora: Quinta Essência
Número de Páginas: 472

Sinopse
 Louisa está farta da sua vida. Do namorado, do trabalho, do apartamento - tudo precisa de uma reforma imediata e radical. E assim ela decide mudar tudo a favor de uma existência despreocupada, trocando o seu apartamento por uma casa móvel, o carro por uma moto, e as suas roupas elegantes por outras informais. E, acima de tudo, começa um novo trabalho como psicóloga de cães. Com as amigas Maddy e Clodagh, embarca numa nova aventura - para conhecer pessoas diferentes, descobrir novos lugares e encontrar um homem novo e fabuloso. O seu trabalho traz-lhe recompensas imediatas e extraordinárias quando ela conhece os donos de cães cujos problemas muitas vezes parecem ecoar os dos donos. Mas independentemente do stresse da sua nova vida, Louisa tem o apoio das amigas. Se ao menos isso pudesse durar para sempre...

Opinião

   Depois de ter trabalhado dezoito anos para a RTE, a rádio-televisão da Irlanda, Anita tornou-se jornalista e produtora de televisão, sendo responsável pela realização pelas eleições gerais irlandesas e pelo Festival Eurovisão da Canção quando este se realizou na Irlanda. Realizou ainda programas para a BBC e para o Channel 4.


  A sua carreira enquanto escritora é mais recente. Publicou o seu primeiro livro em 2003, Back After the Break, e desde aí que tem publicado alguns livros. Não muito conhecida fora da Irlanda, internacionalmente é em Portugal que os seus livros ganham mais destaque, sendo este o segundo a ser publicado cá pela Quinta Essência depois de Há Sempre um Amanhã.


  Perto de Ti foi publicado pela primeira vez em 2010 e Portugal foi o único país a traduzi-lo, encontrando-se nas nossas livrarias desde o mês passado.


  Louisa tem a vida perfeita, ou assim parece até que um dia liberta todas as suas frustrações e faz o inimaginável, larga tudo e recomeça de novo. Ao longo de peripécias e dramas, Louisa vai reconstruindo a sua vida do zero depois de trocar de pacientes, de casa, de veículo mas mantendo a seu lado as companheiras de sempre. De psicóloga a uma versão feminina de O Encantador de Cães, a agora Lulu espera aproveitar a vida da melhor maneira a resolver simples problemas de comportamento animal. Mas ao longo deste recomeço Louisa vai conhecer pessoas novas, novas histórias de vida e estas vão ajudá-la nos seus próprios problemas. O único senão é que parece que são mais os donos que precisam de ajuda do que os seus animais e isso vai virar a vida desta jovem de cabeça para o ar.


  Anita dá-nos uma história onde as emoções e vivências puramente humanas são as estrelas. Com uma escrita clara, umas vezes divertida, outras, emocionalmente pesadas, consegue equilibrar drama e comédia, criando uma narrativa onde vidas se cruzam e experiências criam laços de união e ajuda. Uma história de ligações, amizade e família, este é um livro para toda a família, que não liga a idades ou géneros. Ao longo de peripécias, crises e momentos de companheirismo, vemos como cada gesto de apoio pode mudar a vida de qualquer um de nós e como todos precisámos de momentos loucos.

Confesso que quando comecei este livro estava à espera de outra coisa completamente diferente e talvez por isso tenha ficado um pouco desapontada. Ao longo da leitura tive sempre a sensação que se estivesse a visualizar a história como filme que o teria adorado mas que, de alguma forma, a escrita da autora não me conseguiu motivar ou apegar. Não é por isso que este não seja um bom livro de entretenimento, eu sou a primeira a dizer que sim mas faltou-me alguma ligação, aquele clique que se dá quando nos identificámos com as personagens ou queremos ser iguais a elas. 


  Apesar do equilíbrio que a autora consegue entre drama e comédia, algumas vezes senti que era forçado ou exagerado, neste caso principalmente na parte dramática, mesmo que estas tenham sido as cenas mais emotivas para mim pessoalmente e que fizeram com que conseguisse sentir alguma coisa com esta leitura. Outro ponto que tenho a ressaltar é que estava a espera de uma maior dedicação às relações entre humanos e animais, muito pela profissão de Lulu mas este livro acaba por ser maioritariamente sobre as relações humanas, que apesar de até bem conseguido, não conseguiu colmatar este pormenor pois acabei por não perceber o porquê de Lulu mudar de profissão se acaba por continuar a fazer o mesmo e os animais acabarem por servir só de pretexto para os seus donos conhecerem a psicóloga de serviço.


  Contudo, esta não deixa de ser uma história de lições sobre relações, famílias, amizades e amores e, ao longo do livro, o destino tem um grande peso, mostrando que o mais pequeno gesto ou incidente pode levar a algo mais, pode levar à uma alma gémea, a alguém querido há muito perdido ou a um novo membro da nossa vida que poderá alterar tudo para melhor. E é aqui que jaz o melhor que este livro tem para oferecer, as múltiplas pequenas histórias que decorrem ao redor da protagonista. Para mim, estas foram muito mais interessantes e intensas e melhorar em muito a história pois cada personagem tem algo para nos dar, cada uma representa um erro, um desafio, uma escolha, casos que todos nós já vivemos pelo menos uma vez. 


  Quanto à personagem principal, Lulu, por mais que admire a coragem de quem larga tudo e recomeça de novo, houve qualquer coisa que falhou para mim, como se ela fosse apenas uma ponte de ligação entre todos os outros em vez de o centro de tudo. Por mais que tentasse não me consegui identificar com ela ou compreender algumas das suas decisões e escolhas para além de que precisava que ela tivesse um pouco mais de mão firme sobre as suas decisões. E depois temos a sua relação amorosa tão morna e parada que parece que nada acontece. Mas para compensar, o par romântico, a melhor amiga e os pacientes são personagens vivas, criativas, cheias de sentimentos e dúvidas e com essas sim, eu consigo identificar-me e gostar delas.


  Uma história que não faz ferver paixões mas que adoça um pouco das nossas horas, Perto de Ti não é excepcional mas é um livro que se partilha, que se entrega, que se dá. Um livro para toda a família, um livro sobre laços e formas de amar, é uma história sensível de momentos marcantes onde todos nos podemos reconhecer.

5*
 
Podem encontrá-lo aqui  

Sem comentários:

Enviar um comentário