sexta-feira, 29 de novembro de 2013

From Pages to a Movie *Frakenstein de Mary Shelley*


  Adaptação do livro de Mary Shelley, Frankenstein, este é um filme de 1994 que conta com imensas estrelas como Helena Bonham Carter, Kenneth Branagh, Ian Holm, Aidan Quinn, John Cleese e Robert De Niro. Só por este elenco fica visto o quão bom este filme é e as expectativas foram sem dúvida ultrapassadas.

  Ainda não li o livro, irei lê-lo para o ano para a temático de Terror do Desafio 12 Clássicos em 2014, porque confesso esta é para mim a história dos meus pesadelos. Imaginar que a ambição humana pode ultrapassar toda e qualquer moral, que o conhecimento pode decidir questões como a vida e a morte é para mim, uma ideia assustadora pois demonstra que os limites podem ser ultrapassados facilmente com consequências que poucos poderão adivinhar ou até mesmo preocupar-se. Daí que esta história me assuste como nenhuma outra e que só agora me tenha rendido a ela.

  Parti para a visualização deste filme sabendo o básico sobre a história do monstro de
Frakenstein e foi com curiosidade e horror que assiste a cada momento deste filme que está para mim muito bem conseguido. A caracterização, os cenários, o vestuário estão bastante bem adequados e dão à história o ar sombrio que ela deve ter. O laboratório está perfeito bem como todas as cenas de construção da criatura e aquela em que ela desperta para a vida é qualquer coisa de arrepiante. Não sei porquê mas este filme fez-me lembrar muito outro que adoro, Sleeppy Hollow, talvez pelo ar gótico e sombrio que ambos têm e por colocarem a nu as partes mais negras da alma humana. Para além das cenas assustadoras este filme tem também cenas bastante comoventes e mesmo bonitas, acho mesmo que tem uma das cenas mais românticas do cinema, que mostram que esta não é apenas uma história de monstros.

  Não sei se está muito fiel ao livro por ainda não o ter lido mas posso dizer que é uma história complexamente humana, que transmite muitas emoções e tem uma moral bastante vincada e que isso é transmitido no filme pelas emoções das personagens. Aliás este filme tem representações de arrepiar. Primeiro Robert De Niro é excelente como criatura, nenhum actor poderia o ser como ele é. Seja nos momentos de ira ou de fraqueza, seja na relação amor/ódio entre a criatura e Frankenstein ou nos momentos mais introspectivos, toda a representação de De
Niro tem a qualidade que este actor dá a todos os seus papéis. A sempre magnífica Helena é fantástica como Elizabeth, aliás acho que esta tornou-se uma das minhas personagens preferidas dela. Já Branagh é um actor que não conheceu tão bem mas que me convenceu em pleno como Frankenstein.

 Se for possível ganhei um respeito ainda maior a esta história, fiquei com vontade de a ler e este filme tornou-se um dos meus preferidos. Fantástico.

7 comentários:

  1. Nunca li o Frankestein mas também quero ver se o leio também para o ano. Já tinha ouvido falar do filme e ia usá-lo para o desafio "book 2 movie". Fiquei ainda mas entusiasmada ao saber que gostaste tanto dele:D Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de ver o filme fiquei super entusiasmada para ler o livro =D O filme é fantástico Catarina, como disse, tem como grande ajuda o facto de ter um elenco de arrepiar, o Robert De Niro é brilhante como criatura!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Acabei de publicar a minha opinião sobre o livro, que li na altura do Halloween, e andava à procura de uma edição interessante mas relativamente atual para ver em filme e eis que me deparo com este post!! Já nem preciso de procurar mais!! :D assim que tiver tempo verei este filme! *-*
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se este é o mais actual mas é sem dúvida fantástico!=D Ele tem estado a dar no AXN White.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Pela tua opinião parece mesmo um ótimo filme!! *-* vou ver se apanho!

      Eliminar
  3. Olá!

    Gostei imenso de ler esta tua review =)
    Vi o filme há alguns anos e depois li o livro. Gostei mais do filme. Apesar de estar bastante fiel, existem partes mais vividas no filme. E o final, a parte da Elizabeth, não é bem assim. Como sou fã da Helena, achei maravilhosa a sua personagem. Muito boa mesmo! E claro, De Niro está muito bem, como sempre.
    Muito bem =D

    Bjs ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada! A sério? É que essa parte para mim faz todo o sentido. Também eu, ela é tua versátil e fantástica *.* Ele é um senhor!

      Beijinhos

      Eliminar