sexta-feira, 8 de novembro de 2013

TAG *Livros de Infância e Juventude*

Esta TAG foi criada (já há algum tempo) pela Catarina do blogue Sonhar de Olhos Abertos referente às leituras da nossa infância e juventude e via no O Prazer das Coisas.


1) Qual o livro ou colecção que foi o primeiro vício de leitura que não conseguias parar de ler? 
Apesar de ter começado a ler assim que aprendi a fazê-lo e ter lido muitos livros antes dele, o primeiro livro que foi um vício foi sem dúvida o Harry Potter e a Pedra Filosofal e a partir daí foi a total desgraça.

2) Quais os 3 livros / colecções que marcaram a tua infância?
Hary Potter, a trilogia Mundos Paralelos do Philip Pullman e O Conde de Monte Cristo. O primeiro porque foi a primeira colecção em que fiquei viciada, porque me apresentou a fantasia e marcou sem dúvida para sempre a minha vida de leitora, o segundo porque me fez chorar pela primeira vez a ler um livro e me apresentou a complexidade que um mundo pode ter na nossa imaginação e o último porque foi o primeiro livro "a sério" que li enquanto ainda andava a ler Os Cinco e Uma Aventura e porque depois dele passei a adorar clássicos e a devorá-los.

 3) Quais os 3 livros / colecções que marcaram a tua juventude? 
Na Corda Bamba de Joanne Harris porque foi o primeiro livro adulto que li e o primeiro de uma autora que adoro. Com ele aprendi a gostar de livros com histórias sombrias e esotéricas e, nem sempre felizes. A trilogia As Joías Negras de Anne Bishop porque me fez entrar na Fantasia a sério e me apresentou a Colecção Bang! e, surpreendam-se, As Lágrimas da Lua de Nora Roberts porque  me apresentou à Saída de Emergência, ou seja, foi o culpado de eu começar a ler fantasia. Como? Depois de ver o catálogo da SdE comecei a ler fantasia com fartura e durante algum tempo só lia livros desta editora.

  4) Escolhe até 3 livros que consideres que foram simbólicos durante o teu crescimento enquanto pessoa e leitora? 
As Mulherzinhas porque depois da Bela de A Bela e o Monstro, a Jo foi a personagem que me fez pensar "vou ser assim quando for grande, vou para sempre amar os meus livros". E Harry Potter, afinal cresci com esta saga e as suas personagens cresceram comigo e foram minhas companheiras durante sete anos, os mais importantes.


5) Quais as personagens que mais marcaram a tua infância e juventude? 
 Estou a ficar repetitiva. Harry Potter, Ron Weasley, Hermione Granger porque cresceram comigo e Lyra e Will de Mundos Paralelos porque foi com eles que chorei e foi com eles que descobri o que afinal era amor.

6) Qual o teu escritor preferido de literatura infantil / juvenil?
Não pode ser outra senão J.K. Rowling. Obrigada, agradeço-te todos os dias!

2 comentários:

  1. Obrigada por também teres respondido:) Temos respostas muito semelhantes, só ainda não li o Conde de Monte Cristo. Li alguns clássicos em mais nova mas eram sempre as versões abridged. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada ;) Foi muito giro! Eu nessa altura lia essas versões e mais tarde li as versões integrais =)

      Beijinhos

      Eliminar