segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Os Novos Acessórios de Leitura II

  E antes que o ano acabe deixem-me mostrar-vos os últimos acessórios que me chegaram e que são lindos!

  Os marcadores foram prenda conjunta de aniversário com o Perfect Ruin das bloggers mais fofinhas do mundo (obrigada outra vez p7, Ruiva, Mafi, Joana e Né) que além de serem gírissimos são magnéticos! E a bolsa para o Kobo foi prenda de Natal da mãe que, como ela diz e bem, é a minha cara.


400





Pois é, o Chaise Longue chegou ao número redondo e lindo de 400 Seguidores!

Não há palavras para descrever como tem sido esta aventura, como tem sido receber da vossa parte tantos mimos, tantos elogios e apoio... Quase a chegar aos 3 anos de idade (já não falta muitos dias) este cantinho tem crescido passo a passo, tem se desenvolvido na companhia dos de sempre e daqules que vão chegando e, espero eu, tem demonstrado o meu amor imenso aos livros bem como o tem partilhado convosco.

A todos, um MUITO MUITO OBRIGADA e que me acompanhem por muito mais tempo! Sem vocês, o Chaise Longue não seria a mesma coisa!

domingo, 29 de dezembro de 2013

As Alegrias de 2013

  Oh que ano espetacular em leituras! Novos autores preferidos, novas séries viciantes, novas personagens apaixonantes, muitas foram as histórias que me levaram às nuvens e por isso este é um post muito mas mesmo muito complicado, daí que haja um top 10, um top de séries, um top de autores, melhores finais e regresso às livrarias portuguesas... Bem, vocês perceberam a ideia, ou melhor, o quão feliz eu ando com as leituras deste ano, que foram muitas e oh tão fantásticas! 

  Da ficção científica ao romance histórico, por entre o YA até ao clássicos , todos estes livros deixaram uma memória que será permanente. Daqueles que receberam 5*, estão aqui aqueles que mais se destacaram. Que 2014 traga tanta magia quanto este ano que acaba...


Top 10


 



 

 
 



 

 

 

 




As Séries que Me Impediram de Dormir
 
Faefever
Anoitecer, Vingança, Faefever
 
Predestinados
Predestinados, Sonhos Esquecidos
 
Crónicas Lunares
Os Autores que mais me Apaixonaram

Deborah Harkness
 A Noite de Todas as Almas

Ken Follett
 A Queda dos Gigantes

Leigh Bardugo
Luz e Sombra

Os Finais que Me Deixaram em Lágrimas 
 

A Autora que Regressou em Grande
Libba Bray com o seu Os Adivinhos. Que saudades que tinha desta autora!

As Desgraças de 2013

  Por acaso este até foi um ano mais rico em boas leituras do que em desgaças mas isso não significa que elas não existam pois até tenho a sensação que ganhei algumas aversões e duas foram as leituras que fui incapaz de terminar. O mais curioso é que dei 1 estrelinha ao mesmo número de livros que dei o ano passado...a sério! Foram sete os livros que me deixaram à beira de um ataque de nervos e dos quais hoje fujo a sete pés. Apresento-vos aqueles que podiam ter voado pela janela...




De facto tenho uma relação complicada com a Gregory mas este seu livro ficou muito aquém do que esperava.
  

Oh se eu soubesse o que sei hoje... Uma história muito cliché e aborrecida
  

Um atentado à inteligência dos leitores, espero bem que nunca chegue cá


Pior Final de Uma Saga


Eu sei, eu sei, para que fui eu ler o resto?? Mas estejam descansados que esta senhora está arrumada comigo depois de uma saga que veio sempre a piorar...


Leituras Não Terminadas


Oh coisa mais chata...


Definitivamente não é o meu tipo de leitura


E pronto para não faltar apenas um livro dos Maravilhosos Sete aqui está aquele que mais me enervou e desiludiu...


Os Livros de 2013 em Números

Tal como o ano passado, este ano também há números nas minhas leituras mas muito mais bonitos. Desde páginas a autores, tudo foi contado para que este ano acabe em grande e para que para o ano consiga ultrapassar-me outra vez.


145 Livros Lidos
Mais 24 que o ano passado. Consegui ultrapassar o meu objectivo em 10 livros.

52,603 Páginas Viradas
Quase 7,000 páginas a mais que 2012

Demorei em média 3 dias a a ler cada livro

A Classificação do Goodreads ficou nos 3,7
Parece que sou uma pessoa muito constante...

A Queda dos Gigantes foi o livro mais longo que li
921 páginas! O livro do ano passado era maior mas só mais umas cinquenta páginazinhas...

136 autores estrangeiros,  5 nacionais
Para o ano, resolvo isto, vou tentar começar já em Janeiro!

Li 68 novos autores
Nada mau!

Os autores mais lidos foram Cassandra Clare e Juliet Marillier
Com 5 livros cada uma, estas autoras trouxeram-me muitas horas de leitura felizes
 
Romance Histórico foi o género mais lido com 41 livros, seguido de longe por Fantasia e Distopia
Sim, alguém voltou às origens!

A Editora mais lida foi a  Planeta Manuscrito com 29 livros , seguida da  ASA com 21
Uma surpresa! Ou talvez não...

Li  64 sagas
Oh meu Deus!!!! A sorte é que terminei algumas e outras não irei ler mais senão estava desgraçada da minha vidinha!

Terminei 9 sagas

Across the Universe

União 
 
O Legado de Kushiel

O Regrsso do Assassino 

Efémera
 
Anjo Caído
Sevenwaters

Crónicas das Runas

Saga das Pedras Mágicas
O Filho do Dragão, Sombras da Noite Branca
 
Li 22 livros em inglês
E será para aumentar em 2014

Li 23 ebooks
Olha eu a usar o Kobo!

A maior parte dos autores que li começavam com a letra J, L e M

sábado, 28 de dezembro de 2013

Leituras *Dezembro*

  Dezembro é o mês de arrumar a casa por isso é também um mês de organização e reflexão mas que acaba por causar alguma desordem. Visto que as aquisições foram feitas em posts diferentes, o mesmo acontece às últimas leituras e rubricas do ano que não puderiam faltar!
O Melhor do Mês

Cada vez mais esta autora se afirma como uma das minhas preferidas!
Opinião
 
O Pior do Mês

Nem o terminei, que coisa cliché!
Opinião


As restantes Opiniões de Dezembro



E...

Picture Puzzle #53 #54 #55 


From Pages to a Movie *O Hobbit [A Desolação de Smaug]*

Momento da Semana Harry Potter #2 #3 #4 

Passatempos de Natal até dia 31 de Dezembro Planeta Manuscrito, Quinta Essência, Inverno de Sombras, Lua de PapelASA+Oficina do Livro

Desafio para 2014 *Dystopia Reading Challenge 2014*

Desafios 2013 Terminados Victorian Classics Challenge, Dystopia Reading Challenge 2013 e Queen's Challenge



Aquisições *Dezembro* II

Pois eu já tinha feito um post de aquisições deste mês porque não era suposto ter comprado mais nada mas a desgraçada da FNAC estragou-me os planos e estes três meninos vieram comigo... Acham que dava para lhes resistir? Não, não dava! Nem no fim do ano me porto bem!


Aquisições


Elizabeth I, Margaret George
In the Shadow of Blackbirds, Cat Winters
The Queen's Promise, Lyn Andrews
O primeiro está na minha wishlist há imenso tempo porque eu adoro esta autora, o segundo anda-me a fazer comichão desde que saiu e o último é sobre a Ana Bolena... São tão lindos!

Queen's Challenge *Terminado*


Este ano propôs-me a ler 4 livros cuja protagonista fosse uma Rainha e finalmente consegui terminá-lo! 


- O Erro da Rainha
- A Filha do Conspirador
- O Juramento da Rainha
- D. Maria II - Tudo por Um Reino


O balanço deste desafio é bastante positivo e por isso ele voltará em 2014 como podem ver aqui. Consegui ler dois livros sobre rainhas inglesas, um sobre uma rainha espanhola e outro sobre uma rainha portuguesa, para além de ter descoberto autores bastante interessantes.

Opinião - D. Maria II, Tudo por um Reino

Título Original: D. Maria II - Tudo por Um Reino
Autor: Isabel Stilwell
Editora: Esfera dos Livros
Número de Páginas: 687

Sinopse
Com apenas 7 anos, Maria da Glória torna-se rainha de Portugal. Um país do outro lado do oceano que nunca havia pisado. A sua infância foi vivida no Brasil, entre o calor e os papagaios coloridos que admirava na companhia dos seus irmãos e da sua adorada mãe, D. Leopoldina. A ensombrar esta felicidade apenas Domitília, a amante do seu pai, imperador do Brasil e D. Pedro IV de Portugal. Em 1828 parte rumo a Viena para ser educada na corte dos avós. Para trás deixa a mãe sepultada, os seus adorados irmãos e a marquesa de Aguiar, sua amiga e protetora. Traída pelo seu tio D. Miguel, que se declara rei de Portugal, e a quem estava prometida em casamento, D. Maria acaba por desembarcar em Londres onde conhece Vitória, a herdeira da coroa de Inglaterra a quem ficará para sempre ligada por uma estreita relação de amizade. Aos 15 anos, finda a guerra civil, D. Maria pisa pela primeira vez o solo do seu país. Seria uma boa rainha para aquela gente que a acolhia em festa e uma mulher feliz, mais feliz do que a sua querida mãe. Fracassada a sua união com o tio, agora exilado, casa-se com Augusto de Beauharnais que um ano depois morre de difteria. Maria era teimosa, não desistia assim tão facilmente da sua felicidade e encontra-a junto de D. Fernando de Saxo-Coburgo-Gotha, pai dos seus onze filhos, quatro deles mortos à nascença.

Opinião

  Aos 21 anos estreou-se no jornalismo no Diário de Notícias, mais tarde, viria a fundar e dirigir a revista Pais&Filhos. Foi directora da Notícias Magazine e do jornal Destak, o primeiro durante 13 anos e este último até ao final de 2012 mas para além do jornalismo, Isabel sempre se dedicou a vários projectos, desde a sua participação na Antena 1, encontros em escolas ou conferências e à escrita, tendo escrito contos, ficção ou histórias para crianças mas foi com os seus romances históricos que a jornalista se afirmou enquanto escritora.

  Em 2007, a autora publicou D. Filipa de Lencastre, o primeiro dos seus quatro romances históricos de sucesso sobre rainhas portuguesas e que já vai na 25ª edição. D. Maria II foi publicado o ano passado, tendo já vendido mais de 45 mil exemplares e teve mesmo direito a edição especial para o mercado brasileiro.

  Já há muito tempo que desejava ler esta autora, não só pelo enorme sucesso mas por se dedicar às rainhas da nossa história e foi com este livro que finalmente me estreei e só posso dizer, que estreia absolutamente fabulosa. Isabel Stilwell dá vida e humanidade a algumas das personagens mais marcantes da nossa história e apresenta-nos um outro lado de uma das épocas mais conturbadas do nosso país através de uma escrita cuidada e vivaz, que mistura ficção e pormenores históricos numa narrativa fluída e interessante que demonstra que os nossos também podem ser grandes protagonistas e que não só lá fora se escreve ficção histórica como deve ser.

  Num enredo marcado pelas acções, pensamentos, amores e ódios de uma rainha dividida por dois países, pela família e pelo dever, não falta controvérsia, intriga e um certo humor mordaz que tornam esta leitura não só fascinante mas um quadro colorido de uma época em que dois mundos se combatiam em terras portuguesas, o passado e o futuro, sem se conseguirem conjugar. A história é nos apresentada por partes referentes às mulheres que marcaram a vida de D. Maria II e das cartas que estas trocaram referentes à rainha em diferentes fases da sua vida, o que nos aproxima não só da personagem como nos apresenta as formas como a rainha foi vista ao longo da sua vida, que nos mostra as qualidades porque era apreciada e o quanto os seus defeitos eram bem conhecidos por todos, bem como não só a visão de D. Maria da Glória como também daqueles que com ela conviveram.

  É enquanto filha, aluna, amiga, rainha, mãe e esposa, que conhecemos esta mulher, rainha de um país do qual só tinha ouvido histórias, que marcada pelo casamento problemático dos pais e pela intriga política constante dos dois lados do Atlântico sempre tentou impor-se num mundo de homens sem esquecer o seu papel de mulher, sendo ela que brilha em cada página deste romance da sua vida pela visão única e inédita que nos é dada a conhecer. As suas decisões incompreensíveis, a sua relação com os homens que a rodeavam, o crescimento no Brasil e o reinado em Portugal, a paixão pela família, tudo isto é nos contado através da personalidade forte e tempestiva desta rainha que ao longo das páginas consegue levar-nos a exasperação até conquistar a nossa admiração e algum carinho.

  A autora conseguiu não só apresentar de uma forma única personagens como o Duque de Saldanha, Costa Cabral, D. Pedro IV e até a Rainha Vitória, como conseguiu conjugar de uma forma cuidada ficção e história, sendo poucos os erros a apontar quanto aos pormenores históricos que preencheram as muitas páginas deste livro. Aliás, a autora não só não se esqueceu dos momentos mais marcantes da vida de D.Maria II como ainda adicionou pormenores pouco conhecidos como a amizade com a rainha Vitória e a relação com Costa Cabral, criando assim um romance encantador e tão espontâneo quanto esta rainha.

  Uma estreia com esta autora, D. Maria II foi uma surpresa que me adoçou a boca e será certamente seguido dos restantes livros de Stilwell pois não é todos os dias que se conta a história do nosso país em romances com esta qualidade.


sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Prendas de Natal Literárias

  Este deve ter sido um dos melhores Natais de sempre porque a leitora em mim foi tão mimada, tão mimada que ainda ando a dar pulinhos de contente! Então não é que recebi SETE livros este Natal?? E quatro deles são romances históricos e quatro eu queria imenso. Estou tão feliz, tão feliz!



Birthmarked, Caragh M. O'Brien
Stormdancer, Jay Kristoff
Estes foram a prenda da tiazinha mais nova e dos avós. Um será lido para o Dystopia Reading Challenge e o outro há muito que o desejo ler.

 
The Complete Illustraded Works of Lewis Carroll
Ínclita Geração, Isabel Stilwell
Estes dois foram prenda da mãezinha que sabe o quanto adoro a Alice e que já andava farta de me ouvir gabar a Stilwell

Lucrécia Bórgia, Geneviève Chastenet
Padeira de Aljubarrota, Maria João Lopo de Carvalho
Prendas das tias emprestadas que sabem como adoro livros e entre eles os romances históricos


A Companhia do Diabo, David Liss
Finalmente!!! Este também foi prenda dos avós e da tia mais nova.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Aquisições *Dezembro*

  Este mês, sendo fim do ano, este post vai ser diferente do que tem sido habitual. Aqui colocarei os livros que comprei/recebi sem serem prendas de Natal pois para esse haverá outro post. Quanto às leituras, será feito um post mais perto do fim do mês e os habituais, Melhores do Ano, Piores do Ano e o Ano em Números.

  Foi preciso chegar ao final do ano para me portar bem, mesmo a sério. Só comprei um livro e foi pela módica quantia de €3,56! E  é um livro que quero tanto mas tanto ler *.* Ele ainda não me chegou às mãos mas espero que não tarde! O outro livro foi-me oferecido pela autor para apreciação.


Aquisições

 Comprei numa promoção no Book Depository e ficou-me a €3,56.


Oferecido pelo autor para apreciação. Muito Obrigada Alexandre Saro!

TAG *O Presépio em Livros*

Mais uma TAG criada pela Catarina do Sonhar de olhos abertos e da Silvana do Por detrás das palavras para o seu Especial de Natal.

O objectivo é associar um livro a cada uma das figuras do presépio





Menino Jesus
O teu livro infantil preferido

Poderia ser outro? Nunca!
Maria
Um livro de uma autora feminina que tenhas gostado

São tantos! Mas vou escolher este porque o adoro e pouco falo dele

José
Um livro de autor masculino que tenhas gostado
 
Um dos melhores livros de sempre!

Reis Magos
Um livro que gostarias de oferecer e a quem

Para a minha melhor amiga, sem dúvida. 

Estrela
Um livro em que aprendeste algo de interessante


Esta coisa das Cidades Papel foi das coisas mais giras que aprendi em livros! 

Feliz Natal!


  Esta é uma altura de união, de alegria, amizade e solidariedade. É a época em que a família se junta para partilhar refeições, prendas, sorrisos e lembranças à volta da lareira enquanto a árvore de Natal brilha em todo o seu esplendor. Recordámos os bons momentos do ano, metemos para trás das costas os maus, enchemo-nos de doces, fazemos barulho... Somos uma família em mais um momento.

  Desejo à todos os seguidores e leitores do blogue um Feliz Natal, alegre, barulhento, rodeados por aqueles que mais amam. E, claro, que recebam mais histórias para rechear o próximo ano de aventuras, romance, drama e comédia!