domingo, 25 de maio de 2014

Livros em Família *TAG*

Mais uma TAG "familiar" do canal 5 Páginas especial para a sua semana dedicada à Família.


1 - És a única pessoa que lê da tua família?
Infelizmente sim mas eles não me deixam de compreender... Mesmo que revirem os olhos de vez em quando.

2 - Quem te iniciou na leitura?
A minha mãe e a minha avó. A minha mãe lia muito na adolescência mas com o curso e o trabalho foi deixando de ler, já a minha avó apesar de gostar mesmo é de revistas, sempre gostou de ter uma casa cheia de livros, por isso, sempre fez questão de os comprar, principalmente desde que comecei a ler, o que  lhe agradeço imenso! Desde que me lembro de ser gente, elas levavam-me todos os anos à Feira do Livro e a minha mãe foi a pessoa que "escolheu" os meus livros preferidos, já que ela mos comprava de mote próprio, o que hoje não acontece, porque apesar de até conhecer bem os meus livros quase todos, ela prefere que eu os escolha.

3 - Já tentaste convencer alguém a ler?
Já. A minha tia mais nova que tem menos três anos que eu, lê um livro de dois em dois anos... Até que se lembra de pedir livros emprestados mas que depois ficam meses lá em casa. Caso perdido. A minha melhor amiga também lê de tempos a tempos, mas essa quando começa acaba-o logo. E agora ando a treinar para mãe com os meus primos que têm 12 e 5 anos e parece que com eles vou ter muito mais sucesso, principalmente com a pequenina que entra na Bertrand  e diz "Pima tantos livros! Quando for grande vou ler, mas não sei qual porque são tantos!" e adora brincar com o Kobo.

4 - O que é que a tua família pensa/diz sobre o facto de leres?
Estão tão habituados! A minha mãe sempre me incentivou imenso e nunca reclama quando quero um livro, aliás ela conhece-os quase todos e sabe os nomes dos meus autores preferidos, e pede-me uma lista  todos os aniversários e distribuí-a a ver se tenho sorte. É a melhor mãe que uma leitora pode desejar! O meu avô acha imensa piada a eu andar sempre com o nariz enfiado num livro, a minha avó não me compra um livro só se não puder, o meu tio goza mas preocupa-se se os meus livros estão bem tratados, se as estantes estão bem montadas e quando o Porto ganha ao Benfica para eu não ficar triste dá-me livros. Azuis. Mas dá. E a tia mais nova quando sai um filme baseado num livro pergunta-me sempre se gostei e se é bom. E sabe quando tem uma estante sempre à mão quando precisa. 

5 - O primeiro livro que te lembras de te terem lido?
Nunca houve esse hábito lá em casa, eu é que depois lia para a minha tia mais nova quando aprendi a ler mas não me lembro qual foi a primeira coisa que lhe li.

6 - Se pudesses pertencer a uma família fictícia qual seria?
Dos Herondale! Aposto que a Tessa seria a mãe perfeita para miúdos que gostam de ler.

7 - Que livros lerias aos teus filhos?
Contos de fadas. Quero ler-lhes todos os contos de fadas que existem. Tradicionais, típicos de cada país, todos, todos. Acho que é a melhor maneira de levar uma criança a entrar neste mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário