terça-feira, 26 de agosto de 2014

Opinião - Iluminada

Título Original: Goddess of Light (#3 Chamamento da Deusa)
Autor: P.C. Cast
Editora: 1001 Mundos
Número de Páginas: 360


Sinopse
Cansada de encontros com egocêntricos, a designer de interiores Pamela Gray está quase a desistir dos homens. Quer ser tratada como uma deusa - preferencialmente por um deus. Quando exprime o seu desejo, invoca inconscientemente a deusa Ártemis, que possui alguns truques na sua manga celestial... Os gémeos Ártemis e Apolo foram enviados para o Reino de Las Vegas para testar as suas habilidades. A sua primeira missão é realizar o desejo de Pamela. Então Ártemis faz do irmão o voluntário. Afinal, quem seria melhor do que o lindo Deus da Luz para levar amor àquela mulher solitária? Deveria ser uma experiência, mas na Cidade do Pecado, onde a vida é um risco, tanto o deus como a mortal estão prestes a apostar um valor alto no jogo do amor.



Biografia
  Phyllis Christine cresceu entre Illinois e Oklahoma, estado onde se apaixonou por mitologia e pela raça Quarter Horses e, onde ainda hoje vive com a sua filha, um gato, vários scotties e cavalos. Tulsa, a cidade onde vive, é o palco da maior parte dos seus livros. Esteve na Força Aérea onde começou a escrever, tendo mais tarde se tornado professora de Inglês do secundário, profissão que exerceu durante quinze anos até se dedicar à escrita por tempo inteiro. Foi em 2001 com a série Divina por Engano, que começou a sua carreira de escritora mas foi com A Casa da Noite, a série que escreveu com a filha que alcançou mais sucesso.

  Iniciada em 2003 com A Deusa do Mar, o primeiro dos sete livros que compõem a série, O Chamamento da Deusa é “a menina dos olhos” de P.C. . Iluminada é o terceiro volume da série, foi publicado em 2005 e está traduzido para quatro línguas.


Opinião
  Apesar de não ter ficado fã desta série com o primeiro livro, deixei-me convencer a ler o segundo e, para minha surpresa, P.C. apresentou-me o seu primeiro livro ao qual não consegui colocar um defeito, pelo contrário, acabou por ser uma leitura de que gostei imenso. Agora, com a leitura de Iluminada, eu só queria saber se havia sido um acaso de sorte ou, se afinal, esta autora poderia mesmo convencer-me. Infelizmente, o meu instinto revelou-se correcto e a leitura deste livro nada teve a ver com o seu antecessor, revelando-se algo com que não me consegui identificar.

  Uma coisa é certa quanto a esta série: eu gosto da ideia por trás dela e penso mesmo que poderia ser uma excelente série como Desejada tão bem demonstrou mas, mais do que ter as ideias é preciso dar-lhes vida e, nisso, P.C. não acertou com este livro. Com uma narrativa simples, demasiado simples, este livro tem imensas falhas e, infelizmente, não se ficaram só pelos erros em relação à mitologia e às referências mal usadas. A história é, em si, aborrecida, tanto por causa do romance, demasiado formal, rápido e sem qualquer emoção, como do enredo por trás dele, em que nada de excitante ou interessante acontece. Penso que o problema deste livro foi o facto de a autora não conseguir conjugar ambos os mundos e as várias histórias envolventes, perdendo-se em descrições e momentos desnecessários que tornam a história banal.

  Mesmo as personagens são demasiado formais, sem qualquer profundidade, feitas de clichés de outras personagens da autora. O casal não convence, de todo, e as personagens em seu redor parecem mais acessórios da história do que realmente importantes para a dinâmica. Até o ambiente único de Las Vegas e a mitologia não foram tão bem aproveitados como poderiam ter sido. 

  Iluminada acabou por se revelar uma desilusão depois do seu antecessor, algo de que tenho muita pena, pois esta era uma série de que eu gostava de gostar por ter tanto a ver comigo e, que acho ter imenso potencial. Mas, infelizmente, esta leitura acabou por não resultar comigo.



As minhas Opiniões da Série

1 comentário:

  1. Oii, estou super curiosa à cerca deste livro porque eu adoro a escrita da P.C Cast, beijinhos
    http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderEliminar