domingo, 4 de outubro de 2015

Opinião - Segredos de Uma Condessa Respeitável

Título Original: Secrets of a Proper Countess (#1 Secrets)
Autor: Lecia Cornwall
Editora: Planeta Manuscrito
Número de Páginas: 364


Sinopse

Lady Isobel Maitland não se pode dar ao luxo de ser apanhada fazendo qualquer coisa, mesmo remotamente, escandalosa, ou corre o risco de perder tudo o que tem de mais querido. Mas uma noite, num jardim escuro num baile de máscaras, Isobel cede à tentação e permite que um namorisco inocente com o marquês de Blackwood se transforme em paixão..



Biografia
Lecia Cornwall nasceu no século errado. Não que não seja devota às conveniências deste mundo, especialmente à canalização e ao bom chocolate, mas anseia pela elegância, graça e aventuras do passado. 

Sempre quis ser escritora, de romances históricos pois está claro. Em criança escrevia as histórias mais aventurosas mas em adulta acabou por ter outra profissão mas continuou a sonhar que iria escrever romances históricos. E conseguiu quando mudou de casa e ficou desempregada. Seis anos depois, publicou o seu primeiro romance, Segredos de Uma Condessa Respeitável.

Publicado em 2011, está traduzido para português e alemão.


Opinião

  Num género como o romance histórico, prolífero em autoras e histórias, chega-se a um ponto em que se torna difícil surpreender um leitor mais assíduo neste tipo de leitura. Penso que tenha sido por isso que Lecia Cornwall não me convenceu totalmente, com muita pena minha. A história está bem pensada e tinha vários factores para ser um romance bastante cativante mas, infelizmente, não foi tão bem trabalhado quanto deveria. O que me deixa um pouco triste, confesso, pois a escrita de Lecia é envolvente e sedutora, um pouco sonhadora por vezes, capaz de levar os seus leitores a acreditar em improváveis finais felizes. Mas, apesar de Segredos de Uma Condessa Respeitável ser bastante promissor enquanto primeiro livro da autora, a verdade é que tem algumas falhas que levaram a que a leitura não tivesse sido tão apreciada quanto gostaria.

  A narrativa idealizada é em si, bastante interessante e original, com um romance pouco comum no palco, personagens pouco convencionais e um mistério empolgante nos bastidores. E no início da história é notório que esta tinha tudo para ser um livro favorito só que alguns obstáculos interferiram pelo caminho. O romance, por exemplo, com a sua aura de sedução misteriosa, acaba por se tornar pouco credível em várias ocasiões, desenvolvendo-se demasiado rápido e de uma forma que não nos convence por completo. Contudo, aqui tenho de dar pontos à autora pois uma das coisas positivas deste livro, são as cenas amorosas, bastante intensas e de uma descrição bastante envolvente. Isso acontece também nos cenários, eventos sociais e rotina diária das personagens, em que a autora prima pelas descrições ricas.

  No caso do mistério apresentado, este tinha tudo para brilhar e ser a estrela do livro. A premissa era interessante e foi muito bem embutida na história, sendo que as pistas apareceram em alturas cruciais e as revelações foram-se dando exactamente na altura certa. Mas, a dada altura, as coisas foram muito apressadas, tornando a resolução do mistério muito confusa e sem o impacto esperado. 

  Contudo, aquilo que realmente me incomodou neste livro foram as personagens. Prometiam ser pouco convencionais de facto, só que revelaram-se, à falta de melhor palavra para as descrever, muito aborrecidas e, nalguns casos, mesmo irritantes. Não conseguiram apelar-me, de forma alguma, mesmo quando se notava que havia um grande esforço para que isso acontecesse. Não consegui gostar delas, nem mesmo importar-me com elas e penso que esta é a grande razão porque este livro realmente falhou comigo.

  Segredos de Uma Condessa Respeitável é, enquanto primeiro livro de Lecia Cornwall, uma história promissora que merecia ter sido melhor trabalhada. Mesmo assim, penso dar à autora uma segunda oportunidade e espero que o seu próximo romance seja finalmente digno do potencial que vejo nela.

Sem comentários:

Enviar um comentário