Título Original: No Ordinary Love
Autor: Anita Notaro
Editora: Quinta Essência
Número de Páginas: 472
Sinopse
Louisa está farta da
sua vida. Do namorado, do trabalho, do apartamento - tudo precisa de uma
reforma imediata e radical. E assim ela decide mudar tudo a favor de
uma existência despreocupada, trocando o seu apartamento por uma casa
móvel, o carro por uma moto, e as suas roupas elegantes por outras
informais. E, acima de tudo, começa um novo trabalho como psicóloga de
cães. Com as amigas Maddy e Clodagh, embarca numa nova aventura - para
conhecer pessoas diferentes, descobrir novos lugares e encontrar um
homem novo e fabuloso. O seu trabalho traz-lhe recompensas imediatas e
extraordinárias quando ela conhece os donos de cães cujos problemas
muitas vezes parecem ecoar os dos donos. Mas independentemente do
stresse da sua nova vida, Louisa tem o apoio das amigas. Se ao menos
isso pudesse durar para sempre...
Opinião
Depois de ter
trabalhado dezoito anos para a RTE, a rádio-televisão da Irlanda, Anita
tornou-se jornalista e produtora de televisão, sendo responsável pela
realização pelas eleições gerais irlandesas e pelo Festival Eurovisão da Canção
quando este se realizou na Irlanda. Realizou ainda programas para a BBC e para
o Channel 4.
A sua carreira enquanto escritora é mais recente. Publicou o
seu primeiro livro em 2003, Back After
the Break, e desde aí que tem publicado alguns livros. Não muito conhecida
fora da Irlanda, internacionalmente é em Portugal que os seus livros ganham mais
destaque, sendo este o segundo a ser publicado cá pela Quinta Essência depois
de Há Sempre um Amanhã.
Perto de Ti foi
publicado pela primeira vez em 2010 e Portugal foi o único país a traduzi-lo,
encontrando-se nas nossas livrarias desde o mês passado.
Louisa tem a vida perfeita, ou assim parece até que um dia
liberta todas as suas frustrações e faz o inimaginável, larga tudo e recomeça
de novo. Ao longo de peripécias e dramas, Louisa vai reconstruindo a sua vida do
zero depois de trocar de pacientes, de casa, de veículo mas mantendo a seu lado
as companheiras de sempre. De psicóloga a uma versão feminina de O Encantador
de Cães, a agora Lulu espera aproveitar a vida da melhor maneira a resolver
simples problemas de comportamento animal. Mas ao longo deste recomeço Louisa
vai conhecer pessoas novas, novas histórias de vida e estas vão ajudá-la nos
seus próprios problemas. O único senão é que parece que são mais os donos que
precisam de ajuda do que os seus animais e isso vai virar a vida desta jovem de
cabeça para o ar.
Anita dá-nos uma história onde as emoções e vivências
puramente humanas são as estrelas. Com uma escrita clara, umas vezes divertida,
outras, emocionalmente pesadas, consegue equilibrar drama e comédia, criando
uma narrativa onde vidas se cruzam e experiências criam laços de união e ajuda.
Uma história de ligações, amizade e família, este é um livro para toda a
família, que não liga a idades ou géneros. Ao longo de peripécias, crises e
momentos de companheirismo, vemos como cada gesto de apoio pode mudar a vida de
qualquer um de nós e como todos precisámos de momentos loucos.
Confesso que quando comecei este livro estava à espera de
outra coisa completamente diferente e talvez por isso tenha ficado um pouco
desapontada. Ao longo da leitura tive sempre a sensação que se estivesse a
visualizar a história como filme que o teria adorado mas que, de alguma forma,
a escrita da autora não me conseguiu motivar ou apegar. Não é por isso que este
não seja um bom livro de entretenimento, eu sou a primeira a dizer que sim mas
faltou-me alguma ligação, aquele clique que se dá quando nos identificámos com
as personagens ou queremos ser iguais a elas.
Apesar do equilíbrio que a autora consegue entre drama e
comédia, algumas vezes senti que era forçado ou exagerado, neste caso
principalmente na parte dramática, mesmo que estas tenham sido as cenas mais
emotivas para mim pessoalmente e que fizeram com que conseguisse sentir alguma
coisa com esta leitura. Outro ponto que tenho a ressaltar é que estava a espera
de uma maior dedicação às relações entre humanos e animais, muito pela
profissão de Lulu mas este livro acaba por ser maioritariamente sobre as relações
humanas, que apesar de até bem conseguido, não conseguiu colmatar este pormenor
pois acabei por não perceber o porquê de Lulu mudar de profissão se acaba por
continuar a fazer o mesmo e os animais acabarem por servir só de pretexto para
os seus donos conhecerem a psicóloga de serviço.
Contudo, esta não deixa de ser uma história de lições sobre relações,
famílias, amizades e amores e, ao longo do livro, o destino tem um grande peso,
mostrando que o mais pequeno gesto ou incidente pode levar a algo mais, pode
levar à uma alma gémea, a alguém querido há muito perdido ou a um novo membro
da nossa vida que poderá alterar tudo para melhor. E é aqui que jaz o melhor
que este livro tem para oferecer, as múltiplas pequenas histórias que decorrem
ao redor da protagonista. Para mim, estas foram muito mais interessantes e
intensas e melhorar em muito a história pois cada personagem tem algo para nos
dar, cada uma representa um erro, um desafio, uma escolha, casos que todos nós
já vivemos pelo menos uma vez.
Quanto à personagem principal, Lulu, por mais que admire a
coragem de quem larga tudo e recomeça de novo, houve qualquer coisa que falhou
para mim, como se ela fosse apenas uma ponte de ligação entre todos os outros
em vez de o centro de tudo. Por mais que tentasse não me consegui identificar
com ela ou compreender algumas das suas decisões e escolhas para além de que
precisava que ela tivesse um pouco mais de mão firme sobre as suas decisões. E depois
temos a sua relação amorosa tão morna e parada que parece que nada acontece. Mas
para compensar, o par romântico, a melhor amiga e os pacientes são personagens
vivas, criativas, cheias de sentimentos e dúvidas e com essas sim, eu consigo identificar-me
e gostar delas.
Uma história que não faz ferver paixões mas que adoça um
pouco das nossas horas, Perto de Ti não
é excepcional mas é um livro que se partilha, que se entrega, que se dá. Um livro
para toda a família, um livro sobre laços e formas de amar, é uma história
sensível de momentos marcantes onde todos nos podemos reconhecer.


