Autor: Teresa Medeiros
Editora: Quinta Essência
Número de Páginas: 336
Sinopse
Laura Farleigh precisava de um marido. Se quisesse manter um teto sobre a cabeça dos irmãos, a orgulhosa filha do reitor teria de casar até ao dia do seu vigésimo primeiro aniversário. Ao encontrar inconsciente na floresta um misterioso desconhecido de rosto angelical e corpo de Adónis, que não se lembrava do nome e do passado, decide reclamá-lo como seu. Mal sabia ela que aquele anjo caído era afinal um demónio disfarçado. Sterling Harlow, o famoso devasso conhecido como o «Demónio de Devonbrooke», acorda com o beijo encantador de uma formosa jovem que lhe confessa ser ele o seu prometido. Com as faces beijadas pelo sol e sardentas, Laura é uma jovem inocente apesar do encanto feminino das suas curvas. Quando lhe garante ser ele um perfeito cavalheiro, Sterling pergunta a si próprio se, para além da memória, terá perdido o juízo. Juraria não ser homem para se satisfazer apenas com beijos - principalmente os da doce e sensual Laura. Tentando descobrir a verdade antes da noite de núpcias, um beijo inesquecível ateia a paixão que nenhum deles alguma vez esquecerá.
Opinião
Desde os 21 anos que Teresa tem demonstrado que abandonar a
carreira de enfermeira para se dedicar à escrita foi das melhores coisas que
ela podia ter feito e nós, leitores e fãs, só podemos agradecer por isso. Com
mais de dez milhões de cópias vendidas por todo o mundo, a autora tem-se
consagrado como uma das autoras mais queridas do género já tendo sido premiada
diversas vezes o que a colocou na Lista de Honra da Romance Writers of America.
Com 23 livros publicados, traduzidos em dezassete línguas, o seu mais recente
livro saiu este ano e pela estatística deverá ser mais um romance de sucesso.
Um Beijo Inesquecível,
publicado em 2001, doze anos depois do primeiro livro de Teresa, é o primeiro
de uma duologia e o segundo livro da autora publicado por terras lusas.
Ele é o diabo em pessoa. Belo, rico, arrogante tem o mundo
aos pés mas nem isso o salva do acidente que o fará perder a memória para ser
acordado qual Belo Adormecido num lugar idílico por um beijo de uma rapariga
cheia de luz e vida e sem recordar quem é. Laura tem a sua vida perfeita por um
fio e o destino incerto que a espera e aos que ama, fá-la recorrer ao mais
desesperado dos planos, tomar como seu um desconhecido que mal ela sabe ser um
perigo para o seu plano e, mais importante, para o seu coração. Ela jura-lhe
que ele é um anjo mas no fundo Sterling sabe que não é ou, pelo menos, que os
sentimentos que Laura lhe provoca são tudo menos inocentes e que a rapariga que
diz ser só noiva esconde muitos segredos menos o quanto gosta dos seus beijos… Juntos,
eles vão descobrir-se a si próprios e Sterling terá de decidir se vale a pena
reviver o passado e deixar-se afundar ou se não será melhor selá-lo e deixar a
irreverente Laura entrar na sua vida e no seu coração.
Teresa Medeiros arrasou na primeira vez que peguei num livro
seu e por isso as expectativas em relação a este livro tão esperado eram
altíssimas e não, ela não me desiludiu, mais uma vez deu-me romance, risos,
lágrimas e um final feliz, conquistando mais um bocadinho do meu coração. O que
eu gosto nos livros desta autora é que eles parecem contos de fadas,
verdadeiras histórias de puro romantismo onde suspiros e olhares brilhantes são
uma constante durante a leitura, e onde eles não precisam de armadura e cavalos
brancos e elas de serem ingénuas e pouco independentes para nos arrebatarem os
corações e nos deixarem com um sorriso nos lábios no fim. Ao longo da leitura
deste livro onde a escrita fluída, divertida e extremamente romântica de Teresa
nos incita a devorar cada página, os clichés deste tipo de história ficam
perdidos no meio do prazer que é ler cada desenvolvimento, cada trapaça e
momento dramático que enchem este livro de momentos ricos e mágicos.
Com um enredo que tanto nos leva às gargalhadas como nos
deixa com uma lágrima no canto do olho, este livro é como uma reencarnação, uma
segunda vida que se destina a perdoar e apagar os erros e dores do passado
enquanto o amor, a alegria e a confiança são devolvidas à uma alma perdida que
pode finalmente descobrir quem podia ter sido. Por entre situações caricatas e
rebuscadas que nos aquecem por dentro, vamos conhecendo uma família que mesmo
desmoronada não perde a força dos laços que o carinho e o sangue podem trazer e
que vai devolver a esperança a um homem que há muito esqueceu o que significa
fazer parte de uma. Nesta história encontrámos o amor em todas as suas formas,
percebemos as ligações de carinho e confiança que podem surgir ou quebrar-se
entre os seres humanos, descobrimos que o amor pode mesmo alterar-nos e mudar
toda a nossa vida para o bem e para o mal.
A relação dos protagonistas nasce de um sonho, de uma
ilusão, da romantização que Laura faz do seu homem ideal mas conforme a relação
deles evolui, ela compreende a diferença entre sonho e realidade, aceitando as
suas imperfeições tal como Sterling tem de aceitar que há mais em Laura do que
ele pensava e compreender as suas atitudes. Esta história é sobre a
desmitificação do amor, sobre confiar e aceitar, como combater os demónios
interiores e perdoar, é sobre um amor que não passa apenas pelo desejo e pela
veneração mas por algo muito mais real e sólido.
Para esta história de encantos, a autora criou personagens
amorosas, divertidas e irreverentes que nos arrebatam a cada gesto e palavra. Laura
e Sterling são tão amorosos e apaixonados, tão rebeldes e arrogantes que é
difícil não perdoar as suas falhas e não compreender os seus lados da história
mas é impossível não querer uma Lottie e o George só para nós de tão traquinas,
imaginativos e adoráveis que são. O restante rol de personagens é tão
encantador e irreverente quanto estas e proporcionam-nos os momentos mais
caricatos e deliciosos que se possa imaginar, trazendo vida e inspiração a esta
história já de si encantadora. Tenho de referir, por fim, os pormenores que
ligam Sterling à sua vida passada como o cheiro da flor de laranjeira e a
pequena gatinha que o ligam sempre às memórias que ele guarda bem fundo de si.
Eloisa James disse bem, que a perda de memória é um costume
nestes livros e que dentro desse tema, este é o preferido dela e eu vou ter de
concordar com ela. Mesmo não suplantando o primeiro livro que li da autora, Um Beijo Inesquecível é adorável, terno
e delicioso, um livro que leva os leitores a sonhar e a sorrir, que nos diverte
e se embrenha em nós.
6*
