Título Original: Time Between Us
Autor: Tamara Ireland Stone
Editora: ASA
Número de Páginas: 320
Sinopse
Anna e Bennett nunca
deveriam ter-se conhecido. Porque haveria isso de acontecer? Anna é uma
jovem de 16 anos em 1995, ferozmente determinada a assegurar uma bolsa
de estudo de desporto, para poder sair da sua cidade pacata e enfadonha e
finalmente viajar pelo mundo. Bennett tem 17 anos em 2012, vive em São
Francisco e tenta controlar a sua capacidade de viajar pelo tempo - um
dom incrível mas também uma maldição imprevisível, que constantemente
ameaça separá-lo das pessoas que ama. Quando um pequeno erro de cálculo
coloca em perigo a sua irmã Brooke, Bennett dá por si a três mil e
duzentos quilómetros e dezassete anos de distância - no mundo de Anna.
Enquanto procura por Brooke, Bennett é atraído de modo estranho e
inevitável para Anna, mas, por mais desesperado que Bennett esteja para
ficar com Anna, a sua incontrolável situação irá inevitavelmente
mandá-lo de volta ao lugar a que pertence - e Anna ficará sozinha, presa
no tempo que os separa.
Opinião
6*
Quando andava no secundário, Tamara queria ser jornalista e
até se andou a treinar no jornal da escola mas quando chegou à faculdade
aconselharam-na a seguir Relações Públicas e foi o que ela fez e a verdade é
que adorava o trabalho que conseguiu depois de se licenciar, um trabalho que
juntava duas das suas paixões, a escrita e os muitos novos aparelhos
tecnológicos. Durante oito anos, antes de formar a sua própria firma, trabalhou
em várias empresas grandes, viajou muito, trabalhou com Steve Jobs e depois
teve de se dedicar a começar do zero mas nunca se esqueceu da sua paixão pela
escrita e das pequenas histórias que escrevia no seu bloco, até participou em
aulas de escrita mas casou-se, teve um bebé, e outro e o seu negócio cresceu e
o tempo livre foi-se.
Então, um dia, o seu marido perguntou-lhe se ela pudesse ter
um algum super poder, qual ela escolheria e, sim, ela escolheu viajar no tempo
mas não uma coisa muito longa, nem para o passado nem para o futuro, apenas
algo que lhe permitisse voltar atrás cinco minutos e impedir-se de meter os pés
pelas mãos. E assim nasceu O Tempo entre
Nós.
Publicado em Outubro passado, está traduzido para seis
línguas e será traduzido para mais nove. Chega às nossas estantes pela ASA que
já tem os direitos para publicar o segundo livro, Time After Time.
Dizem que cada um de nós tem uma alma gémea, que todos estamos
destinados a encontrar a pessoa certa mas temos sempre medo de nunca a
encontrar, que ela viva do outro lado do mundo, que já tenha outra pessoa ou
que tenha medo de amar mas o que acontece quando a encontrámos, quando nos
apaixonámos e descobrimos que essa pessoa vem do futuro? E se estivermos destinados a perder a nossa alma
gémea para o futuro incerto sem jamais a alcançarmos, sem jamais a esquecermos?
Anna tem sonhos como qualquer jovem da sua idade. Sonhos de
aventuras, de locais desconhecidos, de arrojo e adrenalina mas apaixonar-se por
alguém do futuro não fazia parte dos planos. Ao lado de Bennett, ela vai viver
o sonho mas terá de aprender que tudo tem uma razão de ser, que mudar um gesto
ou palavra pode esfumar a mais pequena réstia de futuro e que o relógio nunca pára.
Tamara encanta-nos com esta sua primeira história, uma
história de doçuras e primeiros amores, uma história sobre a fatalidade do
tempo e do destino que nos permite acreditar na força dos sentimentos e no
poder de duas almas que se encaixam na perfeição. Através de uma escrita fluída,
simples e doce, a autora aconchega os nossos corações, mantendo-os quentes,
permitindo-os bater como se fosse a primeira vez, deixando-nos sonhar com a
expectativa de um final feliz. Sem grandes desenlaces mas pautado por muitos
momentos ternos, este é um livro para saborear, um livro que nos deixa sorrir,
que nos aperta o coração e que nos relembra que o amor não tem de ser feito de grandes
dilemas, não tem de nascer de problemas, que pode simplesmente ser feito de
gestos, palavras, de momentos, que pode ser efémero e durar a eternidade de um
suspiro e mesmo assim ser um grande amor.
Esta é uma narrativa sobre primeiros amores, sobre a
imprevisibilidade da vida, sobre apreciar cada momento como se fosse o último,
uma narrativa que não precisa de exageros nem grandes dilemas para ser um livro
bonito e enternecedor. Um livro para os românticos, deve ser lido para ser
apreciado pela sua simplicidade, para nos deixarmos encantar pela pureza e magnitude
de um primeiro amor destinado ao fracasso mas que não se deixa enfraquecer,
antes se vai fortalecendo pela inevitabilidade do fim próximo. Ensina-nos que
não temos de nos deixar assolapar pelo peso do futuro, antes devemos apreciar
as coisas boas que nos aparecem.
Ao longo da leitura existe algum mistério envolto na capacidade
de Bennett e esse mistério precisava de ser melhor explicado para haver uma satisfação
plena. Viajar no tempo neste caso permite conhecer as raízes de Bennett, mudar
algo de superficial acabado de dizer ou um acontecimento que se pode revelar
trágico. O facto de não ser algo de grande magnitude mas um desejo que todos
nós partilhámos, afinal quem não gostava de retirar algumas coisas que disse ou
desfazer um mal-entendido, acaba por encaixar bem nesta história, exactamente
por ser algo simples, algo que não traz grandes problemas nem exige demais da
personagem.
Quanto à relação romântica, gostei muito do facto de ambos
aparentarem maturidade e de apesar do tempo deles se estar a esgotar, eles
levarem o seu amor com calma, aprendendo coisas um do outro, apreciando os
momentos que podem passar juntos sem estarem sempre a bater na tecla da inevitabilidade
da separação ou perderem tempo a tentar descobrir como vão fazer as coisas
durar. Eles pura e simplesmente vivem e isso é uma grande lição que todos
podemos retirar. São as coisas pequenas mas boas da vida que aqui são
homenageadas e que muitas vezes damos como certas ou são esquecidas.
Perante um grupo de personagens que apesar de pequeno é
bastante interessante, vivemos muitos momentos caricatos típicos de amizades
longas e famílias unidas, em ambientes que nos são familiares, numa rotina que
podia ser a de qualquer um de nós. Anna é uma jovem cheia de força interior,
uma lutadora e sonhadora, alguém que não perde tempo a queixar-se mas a
aprender e não há como não a apreciar. Já Bennett é o típico rapaz querido,
maduro, perfeitamente consciente das suas responsabilidades e do tamanho do seu
poder, sendo extremamente cuidadoso. Personagem a salientar é a melhor amiga de
Anna, Emma, uma desvairada amorosa que nos proporciona muitos risos e momentos
embaraçosos a que ninguém resiste.
O Tempo entre Nós é
uma verdadeira história de amor, uma história que nos deixa apreciar a beleza
de amar pela primeira vez e que nos relembra que o romantismo não é feito de
grandes e enormes mas de pequenos e sinceros gestos. Tamara estreia-se de uma
forma enternecedora e pura, deixando-nos a todos com um sorriso sonhador nos
lábios.
6*
Podem encontrar aqui

