sexta-feira, 17 de maio de 2013

Opinião -Destinos Interrompidos

Título Original: Starters (#1 Starters and Enders)
Autor: Lissa Price
Editora: Planeta Manuscrito
Número de Páginas: 352

Sinopse
 Callie tem dezasseis anos e vive com Tyler, o irmão mais novo, e Michael, um amigo, nos escombros da cidade de Los Angeles. Quando as Guerras dos Esporos rebentaram, matando todos aqueles que tinham mais de vinte anos e menos de sessenta, Callie perdeu os pais. Como muitos outros Iniciantes, teve de aprender a sobreviver, ocupando prédios desabitados, roubando água e alimentos, fugindo aos Inspectores e combatendo os Renegados. Para tirar Tyler das ruas e garantir ao irmão uma vida melhor, Callie só vê uma solução: oferecer a sua juventude à Destinos Primordiais, uma empresa misteriosa que aluga corpos adolescentes aos velhos Terminantes - seniores, com centenas de anos, que querem ser jovens outra vez. Tudo corre como previsto, até o neurochip que lhe colocaram na cabeça avariar. Callie acorda, de súbito, na vida da sua locatária, a viver numa luxuosa mansão, a guiar carros topo de gama e a sair com o neto de um senador. A vida quase parece um conto de fadas, até Callie descobrir que a sua locatária não quer apenas divertir-se e que, no mundo perverso da Destinos Primordiais, a sobrevivência é apenas o começo.

Opinião

  Lissa já visitou quase o Mundo inteiro desde África à Índia até ao Japão e essas experiências não só lhe abriram os horizontes como lhe proporcionaram momentos para recordar. Estudou fotografia e escrita, e ainda hoje ambas as actividades fazem parte da sua vida: casou com um fotógrafo e tornou-se escritora. Para isso procurou sempre melhorar inscrevendo-se em cursos de escrita e ainda hoje se mantem mesmo grupo de escrita.
Fã de ficção-científica, foi neste género que Lissa viria a apostar quando há seis anos começou a escrever o seu primeiro livro. Inspirada por Suzanne Collins, Scott Westerfield e Catherine Fisher, esta autora começou o seu conto de fadas e hoje pode dizer que finalmente conheceu o sucesso através de algo que ama fazer.

  Destinos Interrompidos é o primeiro volume de uma duologia, assim escolhido pelo conceito da sua história. Publicado pela primeira vez em 2012, está já traduzido em mais de trinta países, venceu vários prémios e a autora já preparou o caminho para que ele se torne um filme, falta os seus direitos serem vendidos. Um sucesso principalmente na Europa, onde em alguns países será já lançado o último volume, este livro promete satisfazer aqueles que já se entregaram às leituras distópicas.

  Numa sociedade onde apenas os vulneráveis ficaram, o mundo dividiu-se em riqueza e pobreza, em juventude e velhice, em Terminantes e Iniciantes. E nesta sociedade desequilibrada, por trás de uma aparência dócil podem esconder-se planos tortuosos. O seu mundo ruiu, pedra por pedra, e agora Callie tem de sobreviver e proteger o irmão indefeso mas para isso vai ter de entrar num submundo perigoso, um submundo que é mais do que aparenta e colocará toda a sua vida em causa. Entre os luxos e as aparências de um meio que desconhece, Callie envolve-se numa complicada trama de conspirações e mentiras e torna-se um alvo a abater. Agora não pode confiar em ninguém mas aqui nada é o que parece e todos escondem demasiados segredos, todos têm de proteger a sua pele.

   Lissa inicia com este livro uma história que não só nos deixará a pensar nas repercussões das atitudes humanas como nos arrepiará do início ao fim com uma verdade inevitável, nada é o que parece e por baixo de uma bela aparência pode esconder-se algo muito contrário ao que pensámos ser a realidade. Com uma escrita sem rodeios, forte e marcante, a autora leva-nos ao lado negro da futilidade, mostra-nos como a ânsia por juventude e beleza pode criar situações onde nada importa senão termos o que queremos, como a necessidade de um lugar seguro no meio de um mundo onde já não nos reconhecemos, onde já não parece pertencermos pode levar-nos a dar tudo.

  Este é um mundo de falsas moralidades, de regras injustas, de aparências ilusórias e a autora mostra-o com uma cadência de situações que nos apresentam um crescendo de emoções que culminam num final tão fantástico que as palavras nos faltam e tudo se vira do avesso. Ao longo desta leitura assistimos a situações extremas, momentos de pura adrenalina onde rapidamente tudo se desaba e é necessário colocar o instinto de sobrevivência acima de tudo. E esse é o conceito mais importante deste livro. A sobrevivência. A preocupação com os que dependem de nós, com aqueles que nos restam, leva a actos de desespero, de luta feroz, de coragem indómita e isso marca este livro do início ao fim mas isto também leva a outro ponto, a futilidade, a falsa moralidade. 

  Todo o enredo se centra numa noção do bem e do mal mas essas noções podem concretizar-se em ideias contrárias ao defendido. A moral de uns pode desfazer-se perante coisas tão simples como luxos, a futilidade pode fazer desaparecer a preocupação com um mundo que ninguém vê, que todos fingem não existir, que denominam de ralé, sem se aperceberem que deviam proteger esses mesmos fracos de quem usam e abusam. Há uma dualidade nesta história que não pode nunca ser esquecida pois ela toca em conceitos, faixas etárias e vivências completamente opostas e esta é a essência desta história. Por isso, esta é uma história que prende a atenção, que nunca para de nos surpreender, cuja acção se desenrola em momentos inesperados que nos agarram e nos fazem não querer parar de ler. 

  Infelizmente faltou à autora explicar alguns elementos desta história para que houvesse uma total compreensão dela e isso dificulta um pouco a nossa noção deste mundo. Os antecedentes, a Guerra dos Esporos teve pouca atenção e penso que seria necessário explicá-la melhor. Por vezes a acção desenrola-se rápido demais ou acontece algo de pouco irrelevante mas no geral isto pode ser considerado os erros de uma principiante.

   Quanto às personagens, Callie domina e absorve a nossa atenção. Uma jovem que se preocupa, que luta, que faz tudo pelo irmão mas que não deixa de se deslumbrar com a vida de sonho que poderia levar. Isto faz dela a meu ver, uma jovem humana e real, com qualidade e defeitos e que merece o nosso respeito. Já as personagens secundárias precisavam de um pouco mais de profundidade e de destaque mas não deixam de cumprir o seu papel na trama, só gostava que tivessem estado um pouco mais presentes. Por fim, é impossível não falar num vilão que irá provocar pesadelos e sem dúvida destacar-se. O Velho é todos os nossos pesadelos e mostra-o a todos os momentos. Ponto positivo, o facto da autora não ter incindido num triângulo amoroso. Há forma de lá chegar mas a autora decidiu preocupar-se com outras coisas e merece o meu aplauso por isso.

  Destinos Interrompidos é mais uma leitura de sucesso nas muitas distopias que já li este ano. Pode não ter a qualidade de algumas mas sem dúvida que não se afasta das melhores. Agora resta-nos saber como tudo irá acabar  pois sejamos sinceros, aquele final deixa todos a salivar por mais.

6*

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Tentações: Menina Rica, Menina Pobre [ASA]

Título: Menina Rica, Menina Pobre 
Título Original: A Twist of Fate
Autor: Joanna Rees
Editora: ASA
Número de Páginas: 512
Preço: €15.21
ISBN:  9789892323084
 
 
 
*Joanna Rees*
  Cresceu no Essex, em Inglaterra, e licenciou-se em Inglês e Teatro no Goldsmiths College, em Londres. Após uma sucessão de empregos bizarros, que vão desde um negócio de entrega de sandes à escrita de textos promocionais em embalagens de cereais, publicou o seu primeiro romance em 1997, sob o seu nome de solteira, Josie Lloyd. Isto permitiu-lhe conhecer o romancista Emlyn Rees, com quem escreveu vários bestsellers traduzidos para vinte e seis línguas e com quem casou e teve três filhos. A partir de 2007, voltou a escrever a solo. Menina Rica, Menina Pobre é o seu primeiro romance publicado na ASA. *
 
 
 
Menina Rica, Menina Pobre
Sinopse: Thea e Romy são duas lindas bebés cujo futuro é ditado por uma moeda atirada ao ar. Separadas e vendidas na calada da noite, os seus destinos não podiam ser mais diferentes. Thea é enviada para os Estados Unidos, onde a espera uma vida de privilégio e luxo. Romy é internada num violento e degradado orfanato na Alemanha de Leste. Embora vivam em continentes diferentes, os seus caminhos vão cruzar-se ao longo dos anos, sem que nenhuma conheça a identidade da outra. Mas os seus mundos acabarão por colidir um dia. Face a uma tragédia iminente, com tudo o que lhes é mais querido em jogo, elas têm apenas duas opções: destruírem-se mutuamente ou unirem-se, arriscando as próprias vidas, para descobrir a chocante verdade sobre o seu passado. Das vielas decadentes de Londres aos arranha-céus de Nova Iorque, das montanhas geladas da Europa de Leste às exuberantes praias das Caraíbas, duas mulheres unidas pelo poder invisível dos laços de sangue constroem as suas vidas numa luta permanente contra a arbitrariedade do acaso. 
 
Podem encontrá-lo aqui
 
*retirado do site Wook 

Tentações: Uma Promessa para Toda a Vida [ASA]

Título: Uma Promessa para Toda a Vida
Título Original: A Bend in the Road
Autor: Nicholas Sparks
Editora: ASA
Número de Páginas: 352
Preço: €15.90
ISBN: 9789892323404
 
 
 
*Nicholas Sparks*
 Nasceu em 1965 em Omaha, Nebraska. Cresceu em Fair Oaks na Califórnia e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Foi durante algum tempo delegado de informação médica até que Theresa Park, agente literária, decidiu começar a representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance O Diário da Nossa Paixão (The Notebook) à Warner Books. O sucesso foi imediato e a obra permaneceu durante 56 semanas consecutivas nos tops americanos. Seguiram-se livros como As Palavras que Nunca te Direi (Message in a Bottle) e Um Momento Inesquecível (A Walk to Remember), Corações em Silêncio (The Rescue) também eles sucessos editoriais de grandes proporções, tendo o primeiro sido adaptado para versão cinematográfica pelo próprio autor. Considerado o golden boy da ficção comercial americana é um autor consagrado internacionalmente pelo público.*
 
 
 
Uma Promessa para Toda a Vida
Sinopse: Para Miles Ryan, o mundo desabou no dia em que a sua mulher morreu. Missy fora o seu primeiro amor, a companheira de todos os momentos, a carinhosa mãe de Jonah, o filho de ambos. Juntos, tinham uma vida de sonho. Mas uma noite Missy saiu para correr e não voltou. Foi atropelada numa rua perto de casa. As investigações da polícia nada revelaram. Agora, dois anos depois, Miles ainda se culpa por não ter descoberto o autor do crime e Jonah, já com sete anos, vive numa imensa solidão. Mas há uma luz no seu caminho: Sarah, uma nova professora que entende a sua perda e não desiste perante as dificuldades. Ela própria está ainda a recuperar de um divórcio que a feriu de morte. Decidida a ajudar o menino, Sarah reúne-se com Miles. Desse simples encontro nascerá uma paixão verdadeira. Contra todas as expectativas, eles amam e riem de novo. Mas um segredo paira sobre o casal. Um segredo que os obrigará a questionar tudo aquilo em que acreditavam... e a fazer a escolha que mudará as suas vidas para sempre. Um dos mais ternos e intensos livros de Nicholas Sparks, Uma Promessa para Toda a Vida é uma mensagem de esperança e uma ode de amor à vida. Um romance inesquecível sobre as imperfeições do ser humano, a resistência perante a adversidade e a incomparável alegria que sentimos quando nos entregamos ao amor. 
 
 
Encontrem-no aqui 
 
*retirado do site Wook 

Tentações: Aconteceu em Roma [ASA]

Título: Aconteceu em Roma
Título Original: When in Rome
Autor: Nicky Pellegrino
Editora: ASA
Número de Páginas: 288
Preço: €16.90
ISBN: 9789892323381 
 
 
 
*Nicky Pellegrino* 
O pai de Nicky Pellegrino partiu de Itália para Inglaterra, onde se apaixonou por uma jovem de Liverpool. Com ele, levou também a paixão pela gastronomia, que partilhou com a sua nova família. A sua máxima de que se deve viver para comer e não comer para viver é uma das inspirações por detrás dos saborosos romances de Nicky Pellegrino. A viver atualmente na Nova Zelândia, onde trabalha como editora da New Zealand Woman’s Weekly, Nicky Pellegrino (nascida em 1964) planeia as suas férias de forma a viajar anualmente com o marido para Itália, para visitar a família, comer a melhor mozzarella e buscar inspiração para os seus livros. Na ASA foram já publicados com grande sucesso os seus romances Caffè Amore, A Filha do Pescador, A Noiva Italiana e Os Ingredientes do Amor. *

 
 
Aconteceu em Roma
Sinopse:   Românticas ruelas de calçada, piazzas repletas de vida, cafés e bares vibrantes de música e desejo... Não há no mundo cidade como Roma. É aqui que Serafina vive rodeada pelo carinho da mãe e das duas irmãs. Habitam um minúsculo apartamento delapidado e têm pouco ou nenhum dinheiro, mas a alegria está sempre presente. Quando a mãe sai, sempre bela no seu vestido simples e feito em casa, as irmãs vão cantar para a rua. É um atrevimento que as diverte e lhes permite obter dinheiro para fazerem o que mais gostam: ir ao cinema. Elas suspiram e sonham com as estrelas das matinés. Mas Serafina nunca imaginou conhecer pessoalmente o seu ídolo: o ator e cantor Mario Lanza. Quando as portas da magnífica Villa Badoglio - lar da família Lanza - se abrem para a acolher, a jovem é apresentada a um mundo de sonho. E é rodeada pelo luxo e o glamour que conhece Pepe, o talentoso chef capaz das mais suculentas iguarias e das mais ternurentas emoções. Serafina está apaixonada e a viver dias dourados mas não consegue evitar sentir que aquele não é o seu mundo. Dividida entre a vida modesta que conhece e a promessa de um futuro melhor, Serafina vai ser obrigada a crescer. Vai sofrer, amar e descobrir que a realidade nunca é apenas o que parece. Que a vida é simultaneamente mais difícil e mais bela do que um sonho. 
 
 
 Podem encontrá-lo aqui
 
*retirado do site Wook

Tentações: Anna e o Beijo Francês [Quinta Essência]

 Título: Anna e o Beijo Francês
Título Original: Anna and The French Kiss
Autor: Stephanie Perkins
Editora: Quinta Essência
Número de Páginas: 288
Preço: €14.90
ISBN: 9789897260599
 
 
*Stephanie Perkins*
Trabalhou sempre com livros - primeiro como vendedora, depois como bibliotecária e agora como romancista. Adora café, contos de fadas, música alta, caminhadas, chá de jasmim e fazer sestas. E beijar. Stephanie e o marido moram nas montanhas do Norte da Califórnia.*
 
 
 
 
Anna e o Beijo Francês
Sinopse: Anna Oliphant tem grandes planos para o seu último ano em Atlanta: sair com a melhor amiga, Bridgette, e namoriscar com um colega no cinema onde trabalha. Por conseguinte, não fica muito contente quando o pai a envia para um colégio interno em Paris. As coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um rapaz deslumbrante - que tem namorada. Ele e Anna tornam-se grandes amigos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Irá Anna conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?
 
 
Curiosos? Podem encontrá-lo aqui
*retirado do site Wook

terça-feira, 14 de maio de 2013

Apresentação e Sessão de Autógrafos de "Destinos Interrompidos"






 A pedido da nova autora distópica que anda por terras lusas, venho convidar os meus leitores e seguidores a estarem presentes amanhã no encontro que ocorrerá no Colombo pelas 18.30 para conhecerem uma autora muito simpática e extrovertida e, claro, puderem levar para casa o vosso livro autografado e... surpresas! Sim, há surpresas para amanhã mas só saberão o que é se forem por isso não faltem ao lançamento de


Destinos Interrompidos

domingo, 12 de maio de 2013

Opinião - O Grande Gatsby

Título Original: The Great Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Editora: Editorial Presença
Número de Páginas: 176

Sinopse
 Justamente considerada uma das mais importantes obras de ficção do século XX, O Grande Gatsby é um retrato notável da era dourada do jazz em toda a sua decadência e excessos. Pelos olhos do provinciano Nick Carraway, conhecemos a história do misterioso Jay Gatsby, um milionário que subiu na vida a pulso, movido pela paixão quixotesca que nutre pela jovem Daisy, uma rica herdeira bela e frívola. A sua obsessão por ela fá-lo reinventar-se para por fim poder reclamar a sua amada, numa autêntica encarnação do sonho americano. Porém, o reencontro de ambos acaba por desencadear uma série de acontecimentos trágicos, com Gatsby a ser vítima não apenas da sua ambição, mas da insensibilidade e falta de valores que imperam na sociedade americana da época.

Opinião

  Nascido em 1896, Francis Scott fez parte de uma geração que viu o seu mundo ser abalado para se erguer em glória. Desde cedo dedicou-se às suas aptidões literárias com artigos em revistas e jornais bem como contos e por isso acabou por não terminar o curso em Princeton. Partiu para a guerra em 1917 como voluntário e voltou para se tornar um dos grandes nomes da chamada Geração Perdida Americana senão mesmo, o autor por excelência da Era do Jazz e um dos melhores autores americanos do século XX.
O amor obsessivo pela sua mulher, Zelda e a vida louca e inconsequente que ambos viveram durante os anos 20 deram azo a uma procura delirante por riqueza, luxo e festas e para viver essa vida de ostentação era necessário dinheiro e Scott tinha o seu jeito literário, uma visão clara do seu tempo e uma musa inspiradora e, assim, criou uma carreira fulgurante que terminaria em sucesso a sua vida trágica. Zelda acabou no hospício e Scott abandonou-se ao álcool. No fim da sua vida ainda foi trabalhar para Hollywood como roteirista e terminou um último romance antes de morrer.

  O Grande Gatsby, a obra de eleição dos leitores de Scott foi escrito em 1925, no auge da década mais louca que a Humanidade conheceu e este livro representa claramente esse auge que atingiu a sociedade americana. O seu sucesso só deu após a morte do autor e da II Guerra Mundial mesmo com uma peça de Broadway e um filme. Hoje, é o livro obrigatório para quem estuda a literatura dos Estados Unidos. Considerado o grande romance americano e um dos melhores do século XX, O Grande Gatsby volta ao cinema com realização de Baz Luhrman e com DiCaprio no papel principal.

  A guerra acabou e com ela veio a vontade, de gozar cada dia como se fosse o último. Uma geração enfrentou a morte e agora quer celebrar a vida com todos os excessos e ostentações a que tem direito. Gatsby é o modelo dessa geração desvairada, rica, apaixonada mas por trás das festas e do luxo esconde-se um coração com desejos e sonhos que apenas esta vida lhe pode dar mas será que valerá a pena?

  Fitzegrald espelha em perfeição uma geração, um tempo, uma sociedade. Ao escrever de uma forma que nos ilumina sobre a ilusão da prosperidade e da felicidade o autor conduz-nos através de uma narrativa muitas vezes de aparência louca, alegre e temerária que esconde os desejos e um profundo desgosto com a vida. Com uma simplicidade envolta em brilhantismo, é notório o porquê deste livro ser considerado uma obra literária de excelência. Com um olho crítico, Scott viu e analisou a podridão por trás da ostentação, o desgosto por trás do amor, a fraqueza por trás da glória, numa história que nos leva a olhar a Era do Jazz, os loucos anos 20, para lá da loucura, das festas, da bebida e da riqueza. Uma história que enquadra não só uma sociedade de desvairos após uma guerra terrível mas também sobre amar a pessoa errada, ter os sonhos trocados e baixar a cabeça perante o que não queremos ver, O Grande Gatsby é uma obra de profundidade, um relato de quem viveu e sentiu toda a emoção de uma década de ouro.

  Aqui venera-se o glamour. Aqui está o sonho americano. E aqui o dinheiro pode tudo. Numa sucessão de acontecimentos que levarão à tragédia, conhecemos Jay Gatsby e com ele descobrimos a decadência, a necessidade de dinheiro não importa as causas ou consequências e a forma como os bens materiais e as festas determinam se mereces um lugar no teu paraíso pessoal ou não. Num enredo que coloca a olho nu as frivolidades e a falta de moral de uma sociedade que tudo quer e que tudo pode, vemos a verdade por trás do sonho e esta não é nada bela mas sim maldita. O amor é a base para o mistério que envolve Gatsby mas este, tal como todos os outros, usa os meios errados para conquistar aquela que ele sabe só vê brilho e riqueza a frente e este amor está destinado ao fracasso porque eles procuram sonhos diferentes. Demonstrando que por trás das ilusões, brilhos e música apenas existiam aparências, frieza e uma vontade de estar por cima, este livro é um símbolo, uma condenação e uma previsão da sociedade americana.

  Tal como o mundo que os rodeia, não há personagem que esteja envolta em escrúpulos. Eles vivem do luxo, dos rumores, de quem tem mais, eles estão obcecados, encandeados pela ostentação e os valores mais altos, as verdadeiras buscas perdem-se no egoísmo e insensibilidade que a todos marca. No fim, é Gatsby que adorámos. É dele que sentimos pena, que acabamos por compreender e perdoar pois ele é a vítima de toda esta história. Já o nosso ódio concentra-se no casal perdido na obsessão. Daisy e Tom são frívolos, idiotas, irritantes e, principalmente ela, vai ganhar todo o nosso ódio por no fim acabar por voltar as costas a quem fez tudo por ela. Já Nick é o narrador perfeito, o que está iludido e depois acorda para a fragilidade da vida em que está inserido. 

  Um clássico que merece toda a atenção, O Grande Gatsby é uma história de paixões e desilusões, de aparências e verdades. Um livro que relembrará para sempre os anos de perdição como uma década não só de beleza como de raíz para os males que seguiram.

6*

terça-feira, 7 de maio de 2013

Opinião - Estrada Vermelha, Estrada de Sangue

Título Original: Blood Red Road (#1 Dust Lands)
Autor: Moira Young
Editora: Editorial Presença
Número de Páginas: 336

Sinopse
 Estrada Vermelha, Estrada de Sangue é um thriller futurista, uma aventura épica que se passa num período pós-apocalíptico e extremamente violento. Saba, a protagonista, é uma jovem que viveu sempre em Silverlake, numa zona remota, inóspita e quase deserta, até ao dia em que uma tempestade de areia traz consigo um bando de terríveis criminosos que lhe matam o pai e levam consigo Lugh, o irmão gémeo que ela adora. Sozinha com Emmi, a irmã mais nova, Saba vai investir toda a sua coragem e o seu espírito combativo na busca do irmão, numa demanda perigosíssima e empolgante, através de intermináveis extensões desérticas e violentas intempéries, que culminará numa apoteose de pura adrenalina.

Opinião
  Nasceu no Canadá mas foi em Bath que encontrou o seu último refúgio. Foi actriz, bailarina e cantora de ópera, uma mulher das artes da música e da dança mas o seu coração sempre pertenceu aos livros. Como não havia tanta escolha na sua adolescência como existe hoje, Moira leu os clássicos das irmãs Brönte, Dickens e Eliot mas como preferidos, são ainda hoje, A Ilha do Tesouro e The Secret Garden. Em 2011 viu o seu primeiro livro ser publicado e conquistar alguns dos prémios mais desejados do Reino Unido. O seu sucesso foi tal que chega a ser comparado à trilogia de Os Jogos da Fome.

  Estrada Vermelha, Estrada de Sangue saiu da mente de alguém que viveu na propaganda e histerismo da Guerra Fria e de uma iminente catástrofe nuclear para uma geração que hoje vive os problemas de um planeta sobrelotado, de alterações climáticas que podem ser catastróficas. Foi assim que surgiu a ideia deste livro mas coloca-lo em papel custou um pouco mais. Cinco anos depois de uma luta estrangulada, Moira descobriu como dar voz a este livro, como dar voz a Saba e a partir daí surgiu este sucesso, hoje traduzido para trinta países, com os direitos vendidos para cinema e com a sua conclusão a menos de um ano de chegar às livrarias.

  No céu, as estrelas brilham. Contam histórias, decidem destinos, guardam vidas. Na terra, a areia é vermelha, quente e densa. Esconde, fortalece. Saba é guardada pelas estrelas, foi criada pelo deserto e é mais do que ela própria imagina. Dentro dela há uma vontade férrea, uma certeza inabalável, um amor destruidor. Pela sua metade, a sua metade iluminada, ela é capaz de tudo, até arriscar a sua vida até ao limite. Levada pelo desespero e pela vontade, ela percorre caminhos que nunca viu, torna-se uma heroína da arena, transforma-se numa guia para os que lutam. O caminho que trilha não é fácil mas traz surpresas e desilusões. Traz a vontade do seu coração e a do seu ser. E Saba tem de ser suficientemente dura, suficientemente forte para travar uma demanda que já não é só dela.

  Moira entra no mercado literário com mais uma distopia mas esta não é uma distopia qualquer. Através de uma linguagem que reflecte bem quem é a personagem principal e qual a sua história, Moira dá-nos uma história crua, dura e viciante, uma narrativa tão seca quanto um deserto e ao mesmo tempo tão admirável que é impossível não corrermos as suas páginas com uma vontade sobrenatural de querer saber mais. Utilizando as emoções mais puras do ser humano, a autora leva-nos ao limite da agressividade, da decadência e da coragem sem nunca nos deixar de espantar com a forma como retrata uma sociedade acabada, perdida na ignorância e na pobreza cujos costumes remetem para uma sociedade antiga, onde vícios e poder caminham de mãos dadas. 

  Através de uma viagem cheia de perigos, enganos e desvios, Saba entrega-se de uma forma feroz ao seu objectivo. Custe o que custar, doa a quem doer, ela só deseja uma coisa mas o destino e uma pedra estão prestes a ensiná-la que o mundo e a vida têm muito mais para dar, muito para ensinar e que talvez tudo o que ela pense saber não está assim tão certo. Num cenário onde primitividade e resquícios do tempo presente se misturam de uma forma quase perfeita, somos transportados para uma luta pela vida, pela salvação, por um refúgio. Todo este livro é primitivo, quer em sensações, quer em personagens, quer no cenário em que se passa. Este é o homem que esquece a racionalidade por tudo, que mata sem peso de consciência, que traí pelo seu bem, que engana pelos seus objectivos. Aqui nada é bonito tirando o mais importante. A forma como cada personagem se entrega à outra, a forma intensa e quase cega como gosta, a forma como se rende quando fica claro que isso é o necessário.

  Este mundo é construído em memórias passadas, decadência, tristeza e envolve em sim factores de hoje e do passado. É uma conjugação audaz de intensidade e ferocidade que nos prende e deixa maravilhados. Do deserto e cidades destruídas passámos para uma arena, daí para um cenário quase luxuoso de França do século XVII com plantações colombianas. Neste livro tudo se conjuga e cria assim uma história fantástica onde os corações são bem guardados por trás de olhares ferozes e bocas franzidas. Aqui sente-se com tal entrega que nos deixa assoberbados mas fisicamente nunca se transparece, tal é a necessidade de ser o mais forte.

  Saba é uma protagonista que nos surpreende, que nos força a olhar para o nosso interior, que nos marca pelo seu fervor e garra. Teimosa, feroz, ela subjuga-nos com a sua força, com a sua personalidade dura, com a forma como encara tudo a direito. Marcante, ela é uma daquelas protagonistas que nos fazem ler um livro só para a conhecer melhor. À sua volta temos personagens marcadas pela dureza da vida, personagens enigmáticas, corajosas, loucas até. Elas formam um grupo formidável que irá marcar o leitor pela entrega, devoção e destreza com que sobrevivem, se ajudam, se encaixam uns nos outros.

  Um livro cuja continuação espero ansiosamente, Estrada Vermelha, Estrada de Sangue superou todas as expectativas e demonstra que a distopia cada vez se singra mais pela qualidade, diversidade e originalidade que trouxe ao palco literário. Uma estreia soberba por parte de Moira, este livro vai deixar-vos assolapados. 

6*